F1: Futuro da Alpha Tauri em perigo
A nova estrutura diretiva da marca Red Bull já começa a fazer-se sentir e a Alpha Tauri tem o seu futuro em risco.
Oliver Mintzlaff é o novo chefe do desporto do Red Bull Group e desde a sua entrada para a liderança que o vento de mudança sopra e o futuro da Alpha Tauri estará em causa. Segundo os relatos do Auto Motor und Sport, a direção da Red Bull (marca) está descontente com o facto de gastar mais dinheiro com a Alpha Tauri do que com a Red Bull (equipa campeã que recebe mais dinheiro dos prémios e certamente dos patrocinadores), com resultados menos interessantes. Os novos responsáveis da Red Bull questionam a assim a relação custo / benefício da Alpha Tauri. Neste momento, estarão em cima da mesa dois cenários: um, a mudança da Alpha Tauri para Inglaterra, fechando a sede de Faenza, onde o carro é feito (o departamento de aerodinâmica está sediado no Reino Unido), um investimento que poderá trazer poupanças a médio prazo, ou a venda da equipa.
Neste momento, a venda começa a ganhar força, com três nomes apontados: Andretti, HitechGP e a Mumbai Falcons Racing Team. O preço de venda estará nos 700 milhões de dólares e a Hitech GP parece a melhor posicionada, caso esse cenário avance. A Hitech é uma equipa que opera nas categorias de iniciação (F2 e F3) com Oliver Oakes ao leme. A Hitech terá sido uma das equipas que entregaram a declaração de interesse da FIA. A equipa foi recebendo fundos vindos da família Mazepin, mas devido ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia, a equipa terá passado a receber fundos vindos do Dubai.
A concretizar-se a venda, pode ser um golpe na estratégia da Red Bull, especialmente o programa de jovens pilotos que perde força, pois a equipa deixa de ter uma “incubadora de talentos” e pode assim perder o filão de ouro que conseguiu voltar a explorar nos últimos anos, com excelentes talentos na calha. Além disso, é sabido que as duas equipas partilham material, com todos os benefícios que isso implica. Mas os ventos de mudança podem trazer surpresas.
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Seria realmente bom era que viesse mais uma ou duas equipas para a F1. A Alpha Tauri poderá mudar de nome e de dono, o que é coisa recorrente na F1 ao longo dos tempos.
Será que a Porsche vai entrar pela compra desta equipa
Duvido, as instalações em Itália são incompletas. Não são um valor só um encargo, a parte aerodinâmica está toda na fábrica da Red Bull em Inglaterra. A equipa vale pela licença, sai mais barato entrar na F1 de raiz. A Porsche queria entrar como “parasita”, comprar 51% e ficar a mandar, sem ter um ICE, tanto que não está inscrita para 2026.
Se a Hitech “passar a perna” à Andretti será um escândalo. Não me lembro de ver a Hitech nos primeiros lugares das F2 e 3. É certo que tenho ligado mais aos pilotos do que às equipas, pelo que posso estar enganada, mas penso que tem sido uma equipa de meio de tabela. Se a Andretti não conseguir entrar como 11ª equipa, comprar a Alpha Tauri seria uma excelente solução. Não quero ter razão antes de tempo, mas recordo que, há algumas semanas, eu disse que foi um erro não terem fechado o negócio com a Porsche, porque, quando a… Ler mais »
Equipes mudarem de nome mas manter os 20 carros não é bom. O ideal é sempre a vinda de novos competidores e esta série deixar de ser o muro fechado a 7 chaves para quem quer entrar. A F1 vendeu-se há muito tempo aos grandes construtores e o resultado aí está. Porque 20 carros é pobre, quer se queira quer não. Nos anos 80 e 90 havia 36 carros por GP de imensas equipas e com carros diferentes uns dos outros. (sempre com equipas vindas da F2 a querer entrar, etc). Desse ponto de vista, foi o apogeu desta competição.… Ler mais »
Nunca houve 36 carros num GP. O máximo permitido foram 26 na grelha. Os “sobrantes” ficavam nas pré qualificações.
Estamos de acordo quanto a serem precisas mais equipas.
São 20 e podem passar a ser 18, se ninguém quiser avançar pela Alpha Tauri.
Não querem a Andretti e preferem um zé ninguém que fique sempre em 11º ou 10º no campeonato. Como se pudéssemos comparar a Andretti com equipas de nomes manhosos sem experiência nas corridas de automóveis Panteras, Falcões só faltam os gatinhos e os franganitos . Esses sim não incomodam as equipas, enquanto a F1 pensar que é o único desporto motorizado é que vai ser o erro fatal deles. Há muitas corridas de automóveis e de motas, quem entrou com o drive to survive também pode sair pela mesma porta que entrou, especialmente quando perceberem que o drive to survive… Ler mais »
Para quem acha que é por amor que a Red Bull está nas competições desportivas… Enfim, não perdem uma para mostrar o seu verdadeiro “DNA”. E depois ainda gritam a escândalo por a Ferrari ter um bónus nos $ do circo. Mas estarão possivelemente já a cozinhar a transferência, do que resta fora, para a “pátria do automobilismo”, ou melhor, a saída de Faenza ( fora, em dimensão mais reduzida, o desastre que tem sido as suas lojas), e nada como fazer uns truques e “vender” à Hitech GP, uma sua verdadeira sucursal ( só de pilotos do “viveiro” RBR… Ler mais »