Nasceu o Renault Clio Rally3, o primeiro 4X4 de ralis da marca
A ‘Escada de Oportunidade’ e a Pirâmide de Ralis da FIA ficaram completas em novembro de 2020 com o nascimento do Ford Fiesta Rally3, que agora tem quase pronto um forte concorrente, o Renault Clio Rally3, o segundo carro construído para a categoria Rally3 da FIA.
Vem naturalmente situar-se entre os Rally4 e os Rally2.
Os Rally3 são, como se sabe, uma categoria de carros de ralis criada para proporcionar um primeiro degrau acessível na escada dos tração às quatro rodas, pensada para ser utilizada nos ralis nacionais, regionais e a nível mundial.
O novo Renault Clio Rally3 é o primeiro Clio de tração às quatro rodas, foi concebido conjuntamente pelas equipas da Viry-Châtillon, da fábrica de fabrico Alpine de Dieppe Jean Rédélé e da equipa BWT Alpine F1 de Enstone.
Depois do Renault 17 Gordini, 5 Turbo, 5 Maxi Turbo, 5 GT Turbo, 5 Turbo, 5 Alpine, 11 Turbo, Renault Clio S1600, Renault Clio Maxi, Renault Mégane Maxi, a Renault dá agora sequência à sua história nos ralis com o primeiro 4X4 de sempre.
Este carro de ralis foi apresentado este domingo no Circuito Pas de la Casa (Andorra), depois de completar um programa de desenvolvimento com quase 5.000 quilómetros de testes, o Clio Rally3 continua o seu processo de homologação com a FIA.
Desde o redesenho da Pirâmide do Rally FIA em 2019, a Renault estabeleceu-se como a referência de tração dianteira, com os sucessos do Clio Rally5 e Clio Rally4, respetivamente lançados em 2020 e 2021. Hoje, as versões de corrida da quinta geração do Renault Clio continuam com o Clio Rally3.
O Clio e o desafio da tração às quatro rodas
A gama de ralis expande-se com o Clio Rally3, o primeiro Clio de tração às quatro rodas produzido pela marca. Seguindo a progressão linear desejada pelo corpo dirigente do desporto automóvel, o modelo baseia-se numa regulação inteligente que permite a um fabricante derivar o mesmo modelo das categorias do Rally5 para o Rally3.
Dito de forma simples, um carro de Rally3 é um Rally4 com transmissão adicional nas rodas traseiras para proporcionar tração às quatro rodas.
As equipas técnicas da Alpine Racing puderam assim tirar partido da estrutura e componentes comprovados do Cio Rally4 para desenvolver o Clio Rally3.
Enquanto o Clio Rally5 se destina a ser acessível a todos os pilotos e o Clio Rally4 está concentrado no desempenho de tração às duas rodas, o Clio Rally3 é o trampolim perfeito para o mundo da tracção às quatro rodas.
Os três carros partilham muitas semelhanças, incluindo a carroçaria baseada na linha Clio R.S., esta nova versão também beneficiou da experiência das equipas técnicas da Viry-Châtillon e Dieppe para explorar as liberdades oferecidas pelos regulamentos dos Rally3. As equipas trabalharam em profundidade em várias áreas, orientadas pela procura de eficiência.
O Clio Rally3 é alimentado pelo motor de 1,3 litros TCe de 16 válvulas turbo alimentado de 4 cilindros com injeção directa, com potência e binário aumentados para 260 cv e 415 Nm após 299 estudos de mapa de motores. O motor é acoplado a uma caixa de cinco velocidades SADEV com um diferencial de deslizamento limitado. Foi dada atenção específica à procura de desempenho e fiabilidade graças à experiência das equipas da Viry-Châtillon.
A Aerodinâmica beneficiou de numerosas sinergias no seio do Grupo Renault. Graças à sua relação privilegiada com a Enstone, a Viry-Châtillon pôde recorrer à perícia e aos recursos de cálculo da equipa BWT Alpine F1 para conceber a asa traseira do Clio Rally3, que é simples na aparência, mas altamente eficaz.
Para lá das borrachas Michelin, o os componentes mecânicos foram especificamente concebidos para combinar desempenho e fiabilidade em todas as superfícies. O Clio Rally3 vem com amortecedores de suspensão BOS ajustáveis de última geração. Como uma nova característica é a instalação de um túnel na parte traseira, a protecção do eixo traseiro também foi aparentemente, inteligentemente pensada. Uma caixa Life Racing controla o sistema de gestão eletrónica, integrando o sistema de aquisição de dados do motor e do chassis.
A segurança tem permanecido uma preocupação fundamental, com as últimas características padrão. Para além dos travões PFC, a tripulação pode contar com bancos Sabelt que cumprem a nova homologação FIA (válida por dez anos) e arneses de seis pontos. Finalmente, para maior conforto, o Clio Rally3 tem um pedal e uma coluna de direcção ajustáveis para adaptar a posição de condução a todos os tamanhos de carroçaria.
O desenvolvimento do Clio Rally3 começou em 24 de Maio de 2022 e foi concluído seis meses mais tarde em Espanha após 22 dias e mais de 4.500 quilómetros de testes em pista e pisos de terra com oito pilotos e 11 navegadores representando uma vasta gama de experiências.
Homologação do FIA Rally3 à vista
O Clio Rally3 continua o seu processo de homologação com a Fédération Internationale de l’Automobile, em paralelo com a sua apresentação à imprensa em Andorra no domingo. Este processo deverá concluir-se em Abril de 2023. Uma vez homologado, o Clio Rally3 será elegível para ralis que vão desde eventos regionais a rondas do Campeonato Mundial de Ralis da FIA, proporcionando um verdadeiro trampolim para a competição de tracção às quatro rodas.
CLIO RALLY3 – DADOS TÉCNICOS*
CHASSIS
Base – Linha Clio R.S. com gaiola de rolo
Corpo/Tipo – Monobloco em aço soldado a arco
Segurança – Gaiola de rolo multiponto
Aerodinâmica – Asa traseira
ENGENHARIA
Tipo – Renault HR13 4-cilindros, 16-válvulas
Layout – Front-engined
Deslocamento – 1,330 cm3
Potência máxima – 260 hp
Torque – 415 Nm
RPM máximo – 7,400
Turbocompressor – 31 mm restritor
Entrega de combustível – Injecção directa
Refrigeração – Derivado padrão
Gestão electrónica – Life Racing
Combustível – norma SP98
Lubrificantes – Castrol
TRANSMISSÃO
Tipo – Integral, tracção integral, tracção às quatro rodas
Caixa de velocidades – Sadev ST4-82, 5 velocidades sequenciais + marcha-atrás
Selector – Mudança de velocidades com libertação eléctrica MAR
Túnel – Sadev SP02
Diferencial Dianteira/Traseira – ZF Limited slip
Embraiagem – disco duplo Sachs
ÓRGÃOS DE ROLAMENTO E SUSPENSÃO
Eixo Frente/trás – Pseudo McPherson
Amortecedores – Suspensão Bos com ajuste de três vias e paragem hidráulica
Travões Tarmac frontal – Ø 330 x 28 mm, pinças de 4 pistões Travões PFC
Travões Cascalho Frontal – Ø 294 x 28 mm, pinças de 4 pistões PFC Travões
Travões Traseiro Tarmac/Gravel – Ø 294 x 28 mm, pinças de 4 pistões PFC Travões
Travão de mão – Hidráulico
Pilotagem – assistido electricamente
WHEELS
Rodas – Alumínio, 6×15” (brita) e 7×17” (alcatrão)
Pneus – Michelin
DIMENSÕES, PESO E CAPACIDADES
Comprimento/largura/altura – 4,050 / 1,988 / 1,400 mm
Distância entre eixos – 2,585 mm
Pista de rodas Frente / Traseira – 1,520 / 1,520 mm
Célula de combustível – 62 litros, FIA FT3 homologada
Peso seco – 1,210 kg (mínimo FIA)
- sujeito a homologação
FOTOS DPPI / Alpine Racing
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