F1, Fred Vasseur confirmado na Ferrari
Fred Vasseur deixou a Alfa Romeo Team e já foi confirmado como novo Chefe de Equipa da Ferrari, substituindo Mattia Binotto.
Há muito esta ‘transferência’ estava a ser preparada, e depressa se tornou num segredo mal guardado. Depois de seis anos na Sauber, Fred Vasseur fez o suficiente para rumar à Ferrari, naquele que será um desafio bem maior do que o que o francês teve nos últimos seis anos. Seja como for, Vasseur leva consigo mais de duas décadas de experiência no desporto motorizado, incluindo um período como chefe de equipa na Renault durante o ano de 2016.
Referindo-se ao novo Chefe de Equipa da Scuderia, o CEO da Ferrari, Benedetto Vigna, diz: “Temos o prazer de acolher Fred Vasseur na Ferrari como nosso Diretor de Equipa. Ao longo da sua carreira, ele tem combinado com sucesso os seus pontos fortes técnicos como engenheiro formado com uma capacidade consistente de fazer sobressair o melhor dos seus pilotos e equipas. Esta abordagem e a sua liderança são o que precisamos para impulsionar a Ferrari”.
Já Frederic Vasseur acrescentou: “Estou verdadeiramente encantado e honrado por assumir a liderança da Scuderia Ferrari como Chefe de Equipa. Como alguém que sempre teve uma enorme paixão pelo desporto automóvel, a Ferrari sempre representou para mim o auge do mundo das corridas. Estou ansioso por trabalhar com a talentosa e verdadeiramente apaixonada equipa em Maranello para honrar a história e herança da Scuderia e entregar para o nosso Tifosi em todo o mundo”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Desde 2009 que acompanhei o que Frédéric Vasseur fez na ART (embora o seu sucesso já tivesse começado muitos anos antes), pelo que tenho de assumir que é competente; mas, mesmo se a Sauber-Alfa Romeo não é uma equipa de grandes ambições, não posso dizer que fiquei impressionado com o que fez na F1. E não tenho a certeza que se vá dar bem no ambiente envenenado e politizado da Ferrari. Espero, contudo, que as minhas dúvidas não tenham razão de ser e que tenha sucesso.
Também espero que as suas dúvidas não tenham razão de ser.
Como já foi dito, o percurso do Vasseur é sólido, MAS, ele é só um homem, uma pessoa, uma engrenagem na pesada máquina que é a Ferrari, se a ÚNICA mudança for só ele, então nada mudará na equipa transalpina. É necessário uma mudança ainda maior nas diversas cadeiras enraizadas, que é o “tacho” em que se tornou a Ferrari. Não sou adepto da Ferrari, mas sou fã de F1 e reconheço a importância e o impacto mediático e histórico que a estrutura tem neste desporto. Espero que com a entrada do Fred, haja outros que entrem e sobretudo, outros… Ler mais »
Nada adianta caso mantenham lá tipos como o Rueda, o Marcos , ou o Mekies, que estranhamente ( ou não) parece que têm o estatuto de inamovíveis.
Isso dos ” tachos” ou das recomendações é para continuar, não nos iludamos, o Vasseur está lá devido aos “bons ofícios” do Carlos Tavares. É para integrar o clã Todt- Leclerc, de frente ao clã santander.
Também espero que com a entrada do Fred Vasseur haja alguns que saiam, nomeadamente a equipa de estrategas e que sejam substituídos por pessoas competentes nessa área.
Mas que surpresa…só que não.
A Ferrari fez uma boa época. Foi vice campeã mundial. Não é por ter lá o António, o Manuel ou o Guiseppe a dirigir. Se tivessem o Vestappen a guiar, aí sim poderiam ser campeãs. O problema resume-se a isso, porque a diferença vem daí em grande parte.
É… O Verstappen faz milagres. Se a equipa errar nas estratégias e o carro não for fiável, ele consegue ser campeão…
Até parece que o Leclerc não se consegue bater de igual para igual com o Max, comete mais erros mas tem o mesmo ritmo. Só vejo o Leclerc, Hamilton, Russel e Norris com capacidade para lutar ao mesmo nível que o Max em carros ao mesmo nível.
Penso o mesmo.
Aliás, na minha opinião, o Leclerc comete erros devido à pressão a que está sujeito na sequência dos erros que a Scuderia tem cometido (Imola/2022 à parte). Estou convencido de que se a equipa não cometer erros e lhe der um carro realmente competitivo, o Monegasco deixa de errar!
Ainda me há-de dizer em que é que Max é superior a Leclerc…e antes que em fale em erros do monegaco, lembre-se das corridas de Max em Singapura e Brasil.
Na gestão de corrida, nisso até o Sainz lê melhor que o seu companheiro de equipa. Basta ver as corridas a partir dos onboards. O Max não falha uma trajetória (ou raramente o faz) ao longo de toda uma corrida, já o leclerc a partir de determinada altura perde-se, principalmente se começar a ser pressionado por algo piloto.
Leclerc teve que andar para lá dos limites para compensar a diferença entre o seu carro e o de Max, claro que por isso vai errar mais, basta ver quantas vezes conseguiu lutar com Max en pista coisa que Sainz nunca fez…por outro lado as corridas de Max são geridas (e muito bem) pela equipa, o problema é que as de Leclerc também mas ambos fazem o que a equipa manda.
Essa diferença no carro foi a partir da pausa do verão. Porque até lá o monegasco tinha um carro bem superior ao do piloto da RB. Aliás, a Ferrari tem o melhor motor de todos nesta nova regulamentação, honra seja feita a Binnoto. O pacote completo é que a partir da pausa de verão ficou atrás do RB, tanto por mérito da RB tornando o carro mais leve, mas e sobretudo devido à infame diretiva técnica da Mercedes aplicada a meio do jogo.
E não é que o Binoto tinha razão?
Boa sorte para o Vasseur. Bem precisa.
A Ferrari entrou forte nesta nova era da F1, por essa razão, assumo que a estrutura técnica da equipa não seja para já um problema. O que se notou ao longo da época passada de forma exasperante, foi mesmo falta de capacidade da chefia em dar resposta a problemas aparentemente fáceis. O que faz com que esta substituição de Binotto por Vasseur, mesmo não significando melhorias com toda a certeza absoluta, é pelo menos uma decisão lógica. Em relação a Vasseur, sabemos que é alguém experiente e competente, mas isso não o prepara para ser o líder de uma equipa… Ler mais »
Um líder a sério, o Leclerc já se sente mais aliviado, sempre se deu bem com o Vasseur. O senhor que lhe apontou o dedo, para baixar a bolinha quando tinha toda a razão do mundo já não mora aqui. Agora só falta despachem os Ruedas e outros incompetentes.
Agora sim.
A Scuderia estará no bom caminho.
É claro que o Fred Vasseur terá de efetuar algumas mexidas, nomeadamente na equipa de estrategas.
se levar a vassoura afinada e correr com os muito fracos estrategas e outros palermas que por lá andam talvez tenha sucesso… de facto o Max faz comichão a muita gente.. o que vale é que o rapaz tem uma namoradora muito gira …
Portanto aconteceu aquilo que já tinham dito que iria acontecer. Agora depende se Vasseur tem real poder para mudar as coisas ou é só mais um que tem de encaixar naquilo que digam os patrões e depois é triturado caso as coisas não resultem.