Estrutura dos ralis em Portugal: Vem aí o ‘rali ùnico’

Por a 14 Novembro 2022 17:51

Já é pública a estrutura dos ralis nacionais, há algumas novidades face à regulamentação de 2022, mas há também alguns dados que só a publicação dos regulamentos, lá mais para a frente, vai desvendar, mas que o AutoSport pode adiantar alguns pormenores.

Por exemplo, vai passar a haver o que se pode denominar, rali único, ou seja, todos os concorrentes inscritos numa prova podem vencê-la à geral, extraindo-se daí, depois as respetivas pontuações para os diversos campeonatos para que os ralis pontuam.

Um exemplo que já sucede há muito, isto para não falar em ralis internacionais: o Rali Vinho Madeira conta, como se sabe para o ‘regional’ local, e para o CPR (o ERT não é agora para aqui chamado).

O vencedor da prova, do rali à geral, é e será sempre o vencedor do rali, e os restantes ‘vencedores’ são extrapolados para cada uma das competições para que a prova conta.

Aqui no AutoSport, resolvemos as coisas de uma forma simples: fazemos um texto para o rali à geral, independentemente de quem luta pelo triunfo e fazemos outro texto só para o CPR, explicando as nuances de quem luta num ‘lado’ ou ‘noutro’.

Portanto, resumindo, em teoria, um concorrente dos Promo, por exemplo, pode vencer um rali à geral. Imaginemos que o Rali Terras da Aboboreira, por exemplo, que este ano contou para o CPR e para o Promo, se for um concorrente inscrito no Campeonato Promo de Ralis, isso não invalida que vença o rali à geral. Em teoria não acontece, mas na prática, pode suceder…

A ‘primeira bola a sair do saco’ com esta medida é que os ralis vão ter mais inscritos.

Em teoria é isso que vai acontecer.

Depois, há mais novidades, de que já se sabem detalhes.

Como se sabe vai haver um Promo ‘continental’ (competição não vai às ilhas) como sucedeu este ano, mas também Promo ‘Regional’, Norte, Centro e Sul, que vai ser concomitante com as provas Start Norte, Centro e Sul (que são semelhantes a 2022) e com algumas Promo ‘continental’, o que vai permitir aos concorrentes Promo Norte, Centro e Sul, pontuar também para o Promo ‘principal’.

Veja-se o caso da Peugeot Rally Cup Ibérica em que os concorrentes das provas em Portugal pontuam para as 2RM, quando a prova pertence ao campeonato, e também para a competição Ibérica.

Os calendários e respetivos regulamentos serão publicados provavelmente até ao fim deste mês, pois há ainda muita coisa a ser finalizada.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
christopher-shean
christopher-shean
2 anos atrás

Dando mais inscritos será uma boa evolução.

manuel moita
manuel moita
2 anos atrás

Tanta Confusao tantos Campeonatos tanta treta e 3stamos na era dos telemóveis e em 2022

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado