Opinião: A relação entre os média e o desporto
Estalou a polémica entre Max Verstappen, a Red Bull e a Sky Sports. O piloto e a equipa iniciaram um boicote à cadeia de televisão (uma das mais fortes no paddock da F1), tudo isto motivado por afirmações do jornalista Ted Kravitz, numa introdução à sua análise ao GP dos EUA, em que falava de um script para um filme em que Lewis Hamilton ganhava em Austin após ter-lhe sido roubado um título. A analogia não agradou a Verstappen que deixou de responder às perguntas da Sky tal como a Red Bull.
Não se pretende aqui avaliar quem tem ou não razão. Cada um pode (e deve) ter a sua opinião, mas o que me preocupa mais é outro fenómeno que já não é recente. A relação média / atletas / público sempre foi muito peculiar e assente num equilíbrio nem sempre fácil de gerir. Mas é uma relação em que uma parte depende sempre das outras. Os atletas ganham com a exposição, os média fazem negócio com as histórias dos atletas e o público sabe o que acontece graças aos média.
Mas muitas vezes os média são alvo de críticas de ambas as partes. Os atletas queixam-se de algumas perguntas e os fãs assumem as dores dos atletas. E o que será quando os jornalistas não estiverem para fazer perguntas, mesmo as incómodas? Os atletas terão a mesma exposição? O público terá a mesma informação? Que este episódio não sirva para prejudicar o intermediário da informação que todos procuram, mas poucos valorizam.