João Ferreira vence Baja Portalegre 500

Por a 29 Outubro 2022 16:54

Fez-se história! João Ferreira/David Monteiro (Mini John Cooper Works Rally), venceram a Baja Portalegre 500. Fruto de uma magistral atuação, a dupla campeã de Portugal e Europeia de Todo o Terreno junta a estas duas competições o triunfo na clássica de Portalegre.

Aos 23 anos, o piloto do Mini tornou-se hoje no mais jovem vencedor de sempre de uma prova da Taça do Mundo FIA de Bajas.

João Dias/João Miranda (Can Am X3) venceram o SS4, até muito perto do fim tinham uma vantagem que lhes permitiria vencer a prova, mas depois de terem partido para este Setor Seletivo final com 1m30s de avanço, João Ferreira/David Monteiro realizaram uma grande recuperação nos últimos quilómetros terminando a especial a 1m08.3s de João Dias e João Miranda, o que lhes permitiu vencer, já que os líderes à entrada deste último SS da prova, Yazeed Al Rajhi/Dirk Von Zitzewitz (Toyota Hilux), tiveram problemas e perderam mais de uma hora.

Logo no Km 6 da SS4, João Ferreira e David Monteiro viram abrir-se uma janela de oportunidade quando depararam com Yazeed al Rajhi paarado na pista, mas com a água e muita lama foi muito difícil acompanharem o andamento de João Dias no seu ‘leve’ T3. Contudo, já mais perto do fim da prova estava seco e aí João ferreira deu tudo o que tinha e não tinha para ir ‘buscar’ os segundos que precisava para vencer. E conseguiu-o…

Seja como for, uma espantosa prestação de João Dias e João Miranda (Can Am X3). Tendo em conta como estavam os pisos, cada uma das duplas tinha os seus trunfos, mas, tudo somado, a balança pendeu para os homens do Mini, se fosse para os do Can Am o triunfo também não tinha ficado mal entregue…

Grande corrida de Luís Portela de Morais/Tomás Dantas Neves (OT3), que terminam no pódio, com a Baja de Portalegre a terminaram com dois T3 (SSV) no pódio.

Tiago Reis/Valter Cardoso (Toyota Hilux) terminaram em quarto, depois de uma corrida de trás para a frente, sempre a recuperar. O atraso do primeiro dia, fruto de um menor andamento ainda era recuperável, mas dois furos no SS3 atirou-os para números que já não conseguiram recuperar.

Quinto posto da geral para Cristiano Batista/Fausto Mota (BRP Can Am Maverick XRS Turbo) da South Racing, vencedores do T4. Na SS3 passaram para a liderança da categoria depois de recuperarem várias posições, atingindo com isso, também o sétimo posto da geral, subindo mais duas na última especial. Cada vez mais perto da frente os ‘pequenos’ SSV, quer sejam T3 ou mesmo T4. Isto, recorde-se, numa prova da Taça do Mundo, com fortes adversários na categoria, que ficaram a ‘milhas’.

Francisco Barreto/Carlos Silva (Ford Ranger) tiveram ontem um dia menos positivo com o 14º posto na SS2, mas hoje correu tudo de forma bem diferente, já que foram sétimos na SS3, o que lhes permitiu subir para a sexta posição da geral, que confirmaram no derradeiro SS. Um grande resultado, numa prova muito difícil e que mostra bem o que tem sido a evolução do jovem piloto.

Uma prova com dois dias distintos para Nuno Madeira/José Janela (Ford Ranger), que depois de alguns problemas no 1º dia de prova, quando terminaram em 20º da geral, no segundo as coisas foram bem diferentes já que subiram 13 posições na geral, terminando no sétimo posto.

Tomasz Bialkowski e Dariusz Baskiewicz (Polaris RZR Pro XP) terminaram em nono da geral e em segundo do T4, muito longe da dupla luso-brasileira que venceu a categoria, a mais de 11 minutos. Mashari Althefiri/Oriol Vidal (BRP Can Am Maverick XRS Turbo RR) da South Racing fecharam o pódio dos T4 com o 10º lugar da geral.

A sua prova prometia muito, a máquina é de excelência, mas Miguel Barbosa/Hugo Magalhães (Toyota Hilux T1+ Overdrive Racing) terminaram apenas na 11ª posição da gera, já que alguns problemas condicionaram fortemente o seu resultado. Terminaram o 1º dia em terceiro a pouco mais de um minuto da frente, mas no segundo atrasaram-se muito, perdendo 25 minutos, caindo para o 28º lugar da geral. voltaram ao bom andamento no SS4, mas já só conseguiram ficar à portas do top 10.

No pódio do T3 mas a um ‘calendário’ dos dois da frente ficaram Fernando Alvarez/Xavier Pensari (Can Am Maverick) da South Racing. 25.9s mais atrás terminaram Aloísio Monteiro e Eduardo Oiteiro (Can Am Maverick).

No Evento Nacional, registo para a vitória de Filipe Cameirinha e José Marques, aos comandos de um Can-Am, na frente do surpreendente Sérgio Matos (navegado por Sebastião Dominguez), que levou a pick-up Mercedes ao segundo lugar, apenas na sua segunda prova no TT.

Tempos Online – CLIQUE AQUI

Classificações – 36.ª Baja Portalegre 500

Autos

1º João Ferreira / David Monteiro (MINI), 5h43m56,6s

2º João Dias / João Miranda (Can Am), a 21,7s

3º Luís Portela de Morais/Tomás Neves (OT3 OT3), a 4m26,6s

4º Tiago Reis/Valter Cardoso (Toyota), a 14m30,9

5º Cristiano Batista/Fausto Mota (BRP Can Am Maverick), a16m29,4s

Classificação Online – CLIQUE AQUI

Motos

1º António Maio (Yamaha), 5h07m53,1s

2º Martim Ventura (Yamaha), a 0,1s

3º Gustavo Gaudêncio (Honda), a 7m28,5s

4º Miguel Castro (KTM), a 11m30,1s

5º Daniel Jordão (Husqvarna), a 13m39,3s

Classificação Online – CLIQUE AQUI

Quads

1º João Vale (Yamaha), 5h43m08,6

2º Luís Fernandes (Yamaha), a 3m24,4s

3º Filipe Silva (Suzuki), a 18m08,4

4º Fernando Cardoso (Yamaha), a 18m38,4s

5º Rafael Carvalho (Yamaha), a 19m59,9s

Classificação Online – CLIQUE AQUI

SSV

1º Gonçalo Guerreiro/Fernando Mendes (Bombardier Can Am RXS), 5h29m21s

2º João Monteiro/Nuno Morais (Can Am Maverick X3), a 4m04,2s

3º Marco Pereira/Eurico Adão (Can Am Maverick XRS), a 11m28,1s

4º Ricardo Sousa/Jorge Brandão (BRP Can Am X3), a 13m47s

5º André Carita (Can Am X3), a 14m03,5s

Classificação Online – CLIQUE AQUI

Mini Baja

1º Domingos da Cunha (Yamaha), 1h06m54s

2º Miguel Ferreira (Yamaha), a 1m53s

3º António Feliciano (Yamaha), a 3m03,9s

4º Luís Brandão (KTM), a 5m30,7s

5º Martim Caetano (Yamaha), a 6m40,5s

Classificação Online – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado