Enni Mälkönen, navegadora de Sami Pajari, fez história nos 50 anos do WRC

Por a 22 Outubro 2022 14:41

O título de pilotos do WRC3 continua em disputa, mas o de navegadores, nem por isso: Enni Mälkönen, navegadora de Sami Pajari, é a primeira mulher a ganhar um título Mundial de Ralis, e fez história, ao consegui-lo. Nenhuma mulher tinha conseguido tal proeza em cinco décadas de WRC: “É um sonho tornado realidade. Há dez anos isto era apenas um sonho, mas aqui estamos nós agora. Tem sido, por vezes, um caminho difícil, mas quero agradecer a todas as pessoas que me tornaram possível fazê-lo. Claro que não acaba aqui, tenho muitos mais passos a dar, mas ao mesmo tempo espero servir de inspiração para as jovens raparigas”, diz Mälkönen.

A navegadora nórdica, que competiu este ano no Rally de Lisboa, ao lado de Sami Pajari, corre este fim de semana num Skoda Fabia Rally2 Evo no WRC2, mas o WRC3, decide-se este fim-de-semana. Há três pilotos ainda em disputa pela vitória. Ironicamente, o líder do campeonato Sami Pajari não está sequer a competir na categoria, em Espanha.

Como já se percebeu, a navegadora de Pajari, Enni Mälkönen já assegurou a coroa dos navegadores, mas o resultado do campeonato de pilotos assenta nas performances de Lauri Joona e Jan Černý. Ambos os pilotos seguem Pajari por um único ponto, antes de se ter em conta as pontuações ‘retiradas’. A vitória para qualquer um deles sela o título, mas se nem Joona nem Černý ganharem o rali, Sami Pajari fica com o título.

Neste momento, Han Cerny tem 1.4s de avanço para Lauri Joona. O terceiro classificado está a mais de três minutos, por isso é provável que um deles ganhe o rali, e seja campeão.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado