Fórmula 1: os recordes que podem ser batidos ainda este ano
Na Fórmula 1, este ano, há ainda um bom número de recordes que podem ser batidos.
Max Verstappen
Max Verstappen pode já ter selado o seu segundo título consecutivo, mas o neerlandês ainda tem mais que pode fazer este ano. Por exemplo, o recorde do maior número de vitórias numa temporada é de 13 – de Michael Schumacher e Sebastian Vettel – e com o seu triunfo no Japão, Verstappen tem agora 12 vitórias este ano.
Isto significa que o piloto neerlandês precisa de duas vitórias nas quatro corridas seguintes para bater o recorde, o que parece perfeitamente possível.
Pontos: Verstappen já acumulou 365 pontos até agora nesta temporada, o que significa que tem a oportunidade de quebrar o recorde de Lewis Hamilton, quanto ao maior número de pontos numa época, que é de 419. Com quatro corridas restantes e uma Sprint, poderá o recorde britânico estar sob ameaça?
A maior diferença entre primeiro e segundo num campeonato: Verstappen tem atualmente uma vantagem de 113 pontos sobre o seu companheiro de equipa Sergio Perez, o que significa que pode eclipsar o recorde da maior margem numa época – sendo o recorde a de Vettel sobre Fernando Alonso, de 155 pontos em 2013.
Lewis Hamilton
Vencer corridas em cada época: Hamilton está atualmente empatado com Schumacher pelo recorde de triunfos num Grande Prémio em 15 épocas consecutivas, que é todos os anos o britânico tem estado na F1. Mas depois de 18 corridas, Hamilton ainda não venceu este ano e as perspectivas não são boas. Mas possíveis. Com quatro corridas pela frente, poderá Hamilton encontrar uma forma de levar o W13 à vitória para bater este recorde?
Fernando Alonso
Triunfo com o maior intervalo entre corridas: Ricardo Patrese passou seis anos e 211 dias entre vitórias e no dia do próximo Grande Prémio dos Estados Unidos serão 9 anos e 166 dias – 3.451 dias no total – desde a última vitória de Fernando Alonso na F1 – que foi no Grande Prémio de Espanha de 2013. Por isso, o espanhol pode bater este recorde se voltar a vencer durante o resto da sua carreira na F1.
George Russell
Mais voltas sem uma vitória: Chris Amon tem atualmente o recorde de ter liderado durante 183 voltas sem ganhar um Grande Prémio, mas é muito possível que este recorde possa ser quebrado este ano. Russell liderou 87 voltas na sua carreira, mas ainda não ganhou uma corrida. Com 256 voltas restantes na época, poderia o britânico aceitar esta ‘distinção’?
Charles Leclerc
Maior número de poles numa temporada para a Ferrari: Leclerc tem sido o homem a bater na qualificação até agora, este ano, com nove pole positions. O recorde para o maior número de pole positions de um piloto da Scuderia numa temporada é de 11 – estabelecido por Michael Schumacher em 2001 – e o monegasco poderá eclipsar o recorde do alemão nas próximas semanas.
Red Bull
O maior número de pontos numa época: Atualmente com 619 pontos, a equipa de Milton Keynes não só está a uma distância próxima do título de construtores, como também se aproxima do recorde da Mercedes para o maior número de pontos numa temporada – que é de 765 – estabelecido em 2016. Contudo, a Red Bull precisa de quatro ‘dobradinhas’ nas quatro corridas restantes, o que não é fácil, mas como bem sabemos, perfeitamente possível.