Škoda Fabia RS Rally2: novo supra-sumo?

Por a 13 Outubro 2022 09:52

As estatísticas da Skoda quanto aos Rally2 não enganam. Desde o primeiro Skoda Fabia R5 a marca checa tornou-se na mais vitoriosa da categoria, nos RC2, e isso é algo que não muda há muitos anos. Não ganham tudo, mas ganham a maioria, o número de carros a correr não engana, e a percentagem de vitórias também não. E agora está quase a chegar um novo, o Škoda Fabia RS Rally2

A diferença, RS é pequena, duas letras que são o acrónimo de ‘Rally Sport’, que no caso da Skoda, é sinónimo de elevadas performances há 50 anos. O fabricante checo está determinado a prosseguir com a série de sucessos na categoria Rally2 com o Fabia RS Rally2 –o mais recente elemento da família RS da Škoda.

Desde 2000, esta sigla tem designado os modelos mais desportivos de produção corrente, o Octavia RS e Octavia RS IV com propulsão híbrida plug-in, entre outros.

A Škoda introduziu a sigla ‘RS’, pela primeira vez, em 1974, nos protótipos de ralis da marca, o 180 RS e 200 RS. O fabricante automóvel apresentou o lendário 130 RS em 1975, modelo que ainda hoje merece um lugar especial na história da marca na sequência dos seus sucessos nas provas desportivas.

No nome, o atual Fabia RS Rally2 evoca os sucessos do 130 RS trazendo de volta aos troços de rali a lendária combinação de letras. O sucessor do Fabia Rally2 evo, o mais bem-sucedido carro de ralis da sua categoria, beneficia da melhor aerodinâmica da classe da quarta geração do Fabia de produção, bem como da carroçaria especialmente rígida.

O seu novo motor de 1.6 litros turbo baseia-se no 2.0 TSI da série de motores EA888 que a Škoda também aplica nos Octavia RS e Kodiaq RS.

A Škoda Motorsport desenvolveu o carro de ralis do zero, evoluindo e otimizando as soluções do modelo de produção. Por exemplo,o Fabia RS Rally2 veste um novo pack de elementos aerodinâmicos; com a redesenhada asa traseira a garantir quase o dobro da carga face à variante antecessora. A distribuição de pesos também foi otimizada, com o carro a receber um novo motor desenvolvido a partir do bloco 2.0 TSI da série EA888.

Para Michal Hrabánek, Diretor da Škoda Motorsport: “No desenvolvimento do Fabia RS Rally2, aplicámos toda a experiência recolhida no sucesso do seu antecessor. Otimizámos cada detalhe. Simultaneamente, pudemos trabalhar sobre a base perfeita do novo Fabia de produção corrente, retirando vantagem do seu equilíbrio melhorado e da muito elevada melhoria aerodinâmica. É um orgulho termos conseguido, em conjunto, melhorar ainda mais o carro de ralis com mais sucessos na sua categoria.”

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado