CPTT/Baja TT Norte de Portugal: João Ferreira/David Monteiro Campeões de Portugal de TT
João Ferreira e David Monteiro (Mini John Cooper Works Rally) venceram a Baja TT Norte de Portugal, e são os novos Campeões de Portugal de Todo-o-Terreno. Depois do título Europeu de Todo o Terreno Bajas, agora o ‘nacional’. Até onde vai esta dupla?
Começam a faltar adjetivos para qualificar as prestações da jovem dupla, João Ferreira e David Monteiro, que com um bem preparado pela ARC Sport, Mini John Cooper Works Rally, venceram cinco das seis provas até aqui realizadas no CPTT, surpreendendo (quase) tudo e todos pela maturidade e classe que dois jovens de tenra idade mostraram ter.
Com um conjunto de adversários que todos sabemos ser de grande valia a que se juntaram ainda duplas brasileiras muito fortes, a jovem dupla de Leiria esteve perfeitamente imbatível, deixando de boca aberta muitos dos observadores deste fenómenos do TT em Portugal, nós incluídos.
É preciso não esquecer que este é o seu primeiro ano ao mais alto nível nos T1, João Ferreira e David Monteiro chegam ao título nacional, depois de dominar por completo a competição. Vencer cinco em seis provas não deixa dúvidas absolutamente a ninguém.
Há precisamente um ano, João Ferreira tinha a sua primeira experiência no deserto, isto depois de ter feito dois Top 10 nas provas espanholas da Taça do Mundo, numa Toyota Hilux T1, depois de uma importante e necessária passagem pelos T2.
O simples facto de João Ferreira levar Jorge Monteiro ao seu lado e o seu pai, Paulo Rui Ferreira ter como navegador o estreante David Monteiro, percebemos que isso era muito mais do que apenas uma estreia no deserto, mas sim mais uma ‘cadeira’ neste ‘Mestrado’ no TT. Como se percebe agora, a passagem pela universidade foi de excelência e por isso os resultados são o que são.
Paulo Rui Ferreira, Jorge Monteiro e Ricardo Porém, têm uma boa quota parte no desenvolvimento destes dois jovens e claro, nos sucessos que estão agora a alcançar.
João Ferreira e David Monteiro não podiam ter ‘professores’ mais motivados para os ajudar a ter sucesso. Os resultados estão à vista.
Nesta prova, João Ferreira/David Monteiro dominaram-na quase por completo, só não vencendo o derradeiro SS, já que era, manifestamente desnecessário arriscar o que quer que fosse. Aliás, chegaram a esta prova só necessitando de ‘serviços mínimos’, e ao vencerem três SS e o prólogo isso é tudo menos ‘serviços mínimos’.
João Ramos/Filipe Palmeiro (Toyota Hilux) bem queriam vencer em ‘casa’ do piloto, mas o pó do prólogo colocou-os desde logo a andar para trás, e apesar de terem feito uma boa recuperação durante o dia até ao segundo lugar da geral, o atraso acumulado tornou-se grande demais e os riscos para chegar mais à frente eram grandes. Repetiram o segundo lugar da Baja TT ACP, foi o melhor que conseguiram.
Terceiro lugar para João Dias/João Miranda (BRP-Can Am Maverick X3), que depois do atraso do primeiro dia em que ficou fora do top 10 a mais de cinco minutos da frente, devido a problemas técnicos no seu carro, fez uma recuperação fantástica e terminou a prova no pódio.
Quarto posto para Pedro Carvalho/Desidério Guerreiro (BRP-Can Am Maverick XRC) que tiveram um percurso mais ou menos inverso, já que começaram bem, eram segundos no final da SS1, caíram para terceiro atrás de João Ramos na SS2 e para o quarto lugar no derradeiro Setor Seletivo, depois de perderem muito tempo devido a alguns problemas.
Nuno Matos/Ricardo Claro (Opel Mokka Proto) terminaram na quinta posição. Depois de alguns azares este ano, fizeram uma grande prova, sempre de trás para a frente.
Não foram felizes no prólogo, apenas 15º, isso refletiu-se na SS1 que terminaram em 11º da geral, mas na SS2 passaram para o nono lugar, e no último SS deram um salto de quatro posições, com o quarto lugar no SS4. Já mereciam um bom resultado.
Nuno Madeira/José Janela (Ford Ranger) terminaram na sexta posição da geral, mas não tiveram uma prova fácil. No primeiro dia terminaram em oitavo, muito fruto de algumas falhas do motor, um problema que já surgiu em Reguengos. O problema manteve-se para o segundo dia, mas ainda assim foi possível subir na classificação, devido a abandonos à sua frente, pelo que o andamento voltou a não ser o que nos habituou, mas vai voltar…
A fechar o top 10 ficaram André Amaral/Nelson Ramos (Ford Ranger), que fizeram uma prova de trás para a frente começando em 17º, terminando-a em sétimo, Hélder Oliveira/Carlos Jorge Mendes (BRP-Can Am Maverick X3), fez um percurso inverso, fruto de dois furos no segundo dia, caindo três posições, terminando em oitavo, Edgar Reis/Tiago Neves (Toyota Hilux) começaram em 13º e terminaram em nono e Bruno Oliveira/Paulo Marques (Ford EXR 05 Proto) continuam a readquirir ritmo, começaram em 16º, terminando em 10º
Antonio Arez/Pedro Cardoso BRP-Can Am Maverick X3) foram 13º e venceram o T4, terminaram na frente de Michael Braun/Ivo Santos (Porsche Cayenne Proto), que desta feita venceram o T8, que só teve quatro concorrentes em Murça. No final do primeiro dia, Daniel Silva/Filipe Martins (Nissan Navara) aproveitaram os problemas de Braun para liderar com 5m36.6s de avanço para o homem do Porsche, mas no último SS, Daniel Silva desistiu e Braun venceu.
O T2 foi ganho por João Franco/Pedro Inácio (Nissan) com 22m40.3s de avanço para
Oscar Teixeira/David Alonso (Dacia Duster). João Lourenço/José Camilo Martins (Nissan Navara D22) deram alguma luta de início mas no fim do 1º dia a margem já era 1m16.5s, mas com os problemas destes no SS3, João Franco ficou quase com meia chora de avanço e por isso bastou levar a carrinha até ao fim.
Filme da prova
João Ferreira começou logo por ganhar o prólogo, onde o pó foi um problema, que redundou em margens anormais em prólogos do CPTT. Tiago Reis ficou a 23.2s, Francisco Barreto foi terceiro a 40.3s e João Ramos perdeu 47.8s. Estava dado o mote.
No primeiro Setor Seletivo, João Ferreira deixou de imediato a concorrência bem longe, com Pedro Carvalho, um T3, a ser segundo a 1m13.2 com Hélder Oliveira, noutro T3 em terceiro. O T1 seguinte foi o de Alejandro Martins a mais de dois minutos. João Ramos foi apenas quinto perdendo também dois minutos, Tiago Reis deu um toque logo no Km 20 do SS1, danificou o braço de suspensão e saiu de estrada, abandonando. A partir daqui, o que estava em jogo passou a ser um mero pró-forma.
Na geral, João Ferreira terminou o SS1 dois minutos na frente de Pedro Carvalho com João Ramos em terceiro, a quase três minutos. Helder Oliveira rodava em quarto 0.6s mais atrás e também Alejandro Martins estava por perto, mais 16.6s.
No SS2, nova vitória de João Ferreira, João Ramos foi segundo e passou Pedro Carvalho na geral, mas a distância para João Ferreira era de quase três minutos. Pedro Carvalho perdeu algum tempo, mas não a posição no pódio provisório. Contudo, Hélder Oliveira aproximou-se muito e terminou o dia apenas a 11.1s. João Dias recuperou oito posições de uma assentada, colocando-se em posições que se coadunam melhor com o seu andamento, passou para quinto, na frente de Luis Recuenco, que ganhou dois lugares.
Muito azarado com os furos esteve Alejandro Martins que caiu para 11º lugar.
Nuno Madeira e Nuno Matos subiram para oitavo e nono, em ‘sentido contrário’ rumava Alexandre Pinto que passou a fechar o top 10.
A SS3 e SS4 eram a repetição dos dois Setores Seletivos do dia anterior, e no primeiro SS do segundo dia, pelo caminho ficava Luis Recuenco, que era sexto da geral.
João Dias atacou, foi segundo no SS e passou Hélder Oliveira, chegando ao quarto lugar, com o restante top 10 a avançar uma posição decorrente do abandono de Recuenco.
O SS3 terminou com João Ferreira 3m55.9s na frente de João Ramos, pelo que só com algum percalço algo mudaria até final. As distâncias eram grandes para existirem recuperação em condições normais, mas a verdade é que o TT é propício em condições ‘anormais’ e por isso o Top 10 mexeu significativamente: no entanto, lá na frente, tudo na mesma, João Ferreira batia João Ramos por 3m29.3s, mas João Dias conseguiu chegar ao pódio, pois Pedro Carvalho teve problemas, perdeu muito tempo no SS4 e caiu para o quarto lugar, o que significou naturalmente, também mexidas na classificação do T3, com o triunfo a ir para João Dias. Nuno Matos também realizou um bom último SS e subiu quatro posições, para o quinto posto, na frente de Nuno Madeira e André Amaral.
Já Hélder Oliveira teve dois furos que o atrasou muito, caindo para o oitavo lugar, terceiro do T3.
A lista de abandonos foi sonante. Tiago Reis ficou na SS2, depois duma saída de estrada. Francisco Barreto/Carlos Silva (Ford Ranger) ficaram na SS1 com uma avaria que redundou numa saída de estrada. Luis Recuenco ficou na SS3, o mesmo sucedendo com Sergio Peinado (Mini JCW Rally) e Sérgio Vitorino (BRN Can Am Maverick X3). Por fim, a seis quilómetros de terminar SS4 Alejandro Martins era 5º até que um problema na caixa de velocidades levou ao abandono.
O Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno AM48 terá a sua próxima e derradeira jornada de 27 a 29 de outubro na Baja Portalegre 500 competição que será também pontuável para a Taça do Mundo de Baja Todo-o-Terreno.
Classificação
POS #N Piloto Navegador Carro Tempo/Dif. Pos./Gr.
1 540 João Ferreira David Monteiro Mini Jonh Cooper Works Rally 4:22:56.9 1/T1
2 504 João Ramos Filipe Palmeiro Toyota Hilux +3:29.3 2/T1
3 529 João Dias João Miranda BRP-Can Am Maverick X3 +6:10.4 1/T3
4 530 Pedro Carvalho Desidério Guerreiro Can-Am Maverick XRC +14:41.1 2/T3
5 528 Nuno Matos Ricardo Claro Opel Mokka Proto +18:14.2 3/T1
6 577 Nuno Madeira José Janela Ford Ranger +21:22.8 4/T1
7 503 André Amaral Nelson Ramos Ford Ranger +23:51.1 5/T1
8 559 Helder Oliveira Carlos Jorge Mendes Brp-Can Am Maverick X3 +25:33.8 3/T3
9 535 Edgar Reis Tiago Neves Toyota Hilux +32:07.7 6/T1
10 556 Bruno Oliveira Paulo Marques Ford EXR05 Proto +39:37.2 7/T1
11 599 Francisco Guedes Pedro Ré BRP-Can Am Maverick X3 +40:42.9 4/T3
12 595 Helena Regina soares Arnaldo Coutinho BRP-Can Am – Herrador Maverick X3 +48:10.2 5/T3
13 596 Antonio Arez Pedro Cardoso BRP-Can Am Maverick X3 +49:46.5 1/T4
14 536 Michael Braun Ivo Santos Porsche Cayenne Proto +51:33.2 1/T8
15 594 João Paula Pedro Cunha Rêgo BRP-Can Am Maverick X3 +1:01:06.6 2/T4
16 519 Joao Franco Pedro Inácio Nissan Navara D22 +1:07:54.2 1/T2
17 544 José Faria Rafael Lutas BRP-Can Am Maverick X3 +1:10:52.5 3/T4
18 569 Johann Senders Luís Bento Nissan Navara +1:12:41.3 2/T8
19 568 Oscar Perez Teixeira David Rial Alonso Dacia Duster +1:30:34.5 2/T2
20 583 João Lourenço José Camilo Martins Nissan Navara D22 +1:39:57.5 3/T2
21 517 Lino Carapeta Rui António Land Rover Proto Bowler +2:27:49.8 8/T1
22 593 Nuno Corvo António Magalhães Nissan Pathfinder R51 +2:59:15.1 4/T2