Baja TT Norte de Portugal: muita expetativa para o regresso do TT ao Norte

Por a 30 Setembro 2022 14:54

Depois das planície e do litoral alentejano, da zona Oeste da estremadura e do sotavento algarvio o Campeonato de Portugal de TT ruma agora ao planalto transmontano, para a primeira edição da Baja TT Norte de Portugal, prova organizada pelo CAMI Motosport, a realizar dias 8 e 9 de outubro, nos concelhos de Murça e Valpaços. A prova é pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno AM 48 e Taça de Portugal de Todo-o-Terreno.

A Baja TT Norte de Portugal marca o regresso do todo-o-terreno à região Norte, por isso, é aguardada com grande expetativa por pilotos e público nortenho, incluindo uma boa afluência dos nossos vizinhos espanhóis.

A Baja conta com os apoios das Câmaras Municipais de Murça e Valpaços, que, desde a primeira hora apadrinham esta organização. No próximo ano, o centro nevrálgico da Baja será em Valpaços, fruto do acordo estabelecido entre as duas autarquias e o CAMI Motosport.

Em termos de competição, a Baja TT Norte de Portugal é composta por dois dias de ação e reserva aos concorrentes um total de aproximadamente 310 quilómetros ao cronómetro, divididos entre o Prólogo de sábado (dia 8), com cerca de sete quilómetros, seguindo-se os Setores Seletivos 1 e 2, também no mesmo dia. Os derradeiros Setores 3 e 4 disputam-se no domingo (dia 9).

O percurso escolhido pelo CAMI Motosport passa pelos concelhos de Murça e Valpaços, e garantidos estão alguns dos percursos também conhecidos dos muitos ralis realizados na zona. Um Setor Seletivo também passará pela pista de Autocross de Murça, que foi considerada durante muito tempo como uma das melhores do país com a particularidade de ter um anfiteatro natural para o público sendo um ponto de grande atração como Zona Espetáculo, até porque dá para ver muito tempo os concorrentes.

De resto, o percurso será um misto de troços de ralis mas também com zonas rápidas de modo a não prejudicar os carros convencionais face aos SSV.

No final do SS1 será feita uma neutralização em Valpaços onde irão depois partir para o SS2. O prólogo será em Murça, logo no sábado de manhã, 8 de outubro, com cerca de 7 Km, segundo Nuno Loureiro, muito “troço de rali”, depois a partida simbólica no centro da vila de Murça, o primeiro Setor Seletivo terá a partida e chegada na pista de Murça.

Depois há um reagrupamento em Valpaços, no centro da cidade, e à tarde, o SS2, mais 90 Km. No domingo repete-se exatamente a mesma coisa com os SS3 e SS4.

Este é um desafio que o CAMI decidiu assumir, pois como se sabe não é fácil organizar uma prova destas a norte, devido à tipologia do terreno, que nada tem a ver com a zona centro, muito menos com o Alentejo. Uma jornada que os principais pilotos inscritos no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno AM 48 e Taça de Portugal de Todo-o-Terreno não querem perder.

Mais uma vez, uma prova organizada pelo CAMI Motosport pode decidir o campeão nacional. A dupla João Ferreira/David Monteiro, aos comandos de um Mini John Cooper Works Rally, lidera, atualmente, o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno.

Para além de João Ferreira vão marcar presença, em Murça, os principais pilotos do todo-o-terreno que têm animado o campeonato nacional: João Ramos, Tiago Reis, Nuno Madeira, entre outros.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado