F1: Zhou Guanyu fica na Alfa Romeo em 2023
A Alfa Romeo já decidiu a sua dupla de pilotos para a próxima época. Com Valtteri Bottas assegurado, faltava apenas saber se Zhou Gunayu iria manter o lugar, o que foi confirmado hoje. O piloto chinês terá assim mais uma época na F1, depois de uma época de estreia positiva.
Zhou entrou na F1 com o rótulo de piloto pagante, por força dos seus patrocinadores que abriram as portas da Alfa Romeo. Mas o primeiro piloto chinês na F1 tinha mais do que bolsos fundos para mostrar. Já nas categorias de iniciação tinha mostrado qualidade, o que confirmou na F1. Apesar de alguns percalços e de ter pontuado apenas três vezes, as prestações de Zhou vão para lá dos números. Tem sido regular, evitando erros e mostrando uma maturidade assinalável, além de ter uma boa relação com Valtteri Bottas. A sorte não tem estado do seu lado, mas a falta de fiabilidade da Alfa Romeo e a falta de competitividade nas últimas corridas têm deixado o chinês na penumbra. Mas olhando ao que já fez, podemos dizer que Zhou merece continuar na F1 e na Alfa Romeo e que pode mostrar mais.
“Estou ansioso por continuar a trabalhar com o Zhou”, disse Frederic Vasseur, chefe da Alfa Romeo. “Desde o primeiro dia com a equipa, no teste de Abu Dhabi no ano passado, ele impressionou-me com a sua abordagem ao trabalho e esta é sempre uma característica muito positiva. Sabíamos que ele era rápido, mas a forma como se adaptou à Fórmula Um em tão pouco tempo foi uma das melhores surpresas da nossa época. Ele é um tipo muito simpático, todos na equipa gostam muito da sua personalidade e da sua atitude. Ele teve a humildade de fazer perguntas e aprender, tanto com os engenheiros como com Valtteri, e a inteligência de aplicar toda a informação que obteve para melhorar corrida após corrida. Ele irá aproveitar a experiência que ganhou este ano, na próxima época, e tenho a certeza de que dará mais um passo em frente à medida que continuarmos a fazer crescer a nossa equipa”.
“Chegar à Fórmula 1 foi um sonho tornado realidade e a sensação de competir pela primeira vez numa corrida viverá comigo para sempre: a equipa tem-me apoiado incrivelmente, acolhendo-me desde o primeiro dia e ajudando-me a adaptar-me”, disse Zhou Guanyu. “Há mais coisas que quero alcançar neste desporto e com a equipa, e o trabalho árduo que temos vindo a desenvolver desde o início do ano é apenas o primeiro passo para onde queremos estar na próxima época. Há ainda muito a aprender, muito a desenvolver, mas estou confiante no nosso trabalho: aguardo com expectativa o próximo capítulo da nossa história juntos”.