Fórmula 1, Nyck de Vries: “Neste mundo, nem tudo tem a ver com desempenho”
Nyck de Vries parece ter várias portas abertas na Fórmula 1 e noutras disciplinas também. É o piloto do momento e a sua estreia numa corrida de F1 no GP de Itália aumentou o interesse e criou ímpeto para a entrada do neerlandês no pelotão de 2023.
A Williams começou por ser a equipa a demonstrar mais interesse em de Vries para o lugar que pertence ainda a Nicholas Latifi, mas nos últimos dias a Alpine entrou na equação e depois da decisão da Red Bull em desistir da opção Colton Herta – que necessitava de uma exceção da FIA para obter a superlicença necessária para a Fórmula 1 – Nyck de Vries surgiu como forte hipótese para substituir Pierre Gasly na AlphaTauri na próxima época. O piloto discutiu já com Helmut Marko essa oportunidade, mas admitiu, neste fim de semana, que nada está decidido e que não está sob seu controlo se tem lugar na Fórmula 1 no próximo ano.
Não sei bem se estou na luxuosa situação de poder escolher [a equipa]”, disse Nyck de Vries no Talkshow neerlandês Humberto op Zaterdag. “Em grande parte, isso está fora do meu controlo. Tenho estado em conversações com a Williams há muito tempo, e também pude fazer a minha estreia no fim-de-semana passado. Esse seria o passo lógico. Alpine com quem tenho estado em contacto desde julho, e vou testar para eles em Budapeste na próxima semana. Irei para lá na segunda-feira e como a imprensa fez saber, fui à Áustria para me encontrar com Helmut Marko. Estes são os factos”.
O piloto afirmou ainda que não tem preferência e que fica contente com todas as opções que estão disponíveis, mas recordou que há muito mais por trás da Fórmula 1 do que as performances ou talento. “Neste mundo nem tudo tem a ver com desempenho, mas agora existe algum ímpeto. Isso faz a diferença, mas não garante um lugar”.
Nyck de Vries salientou que já deixou para trás as emoções da sua estreia em Monza e está agora focado em conseguir um lugar na competição para 2023.