F1: Pole position nem sempre é o melhor lugar para começar

Por a 18 Setembro 2022 11:58

A importância da pole position é inegável no desporto motorizado. Além dos pilotos e equipas provarem que são os mais rápidos em ritmo puro, garante o melhor lugar da grelha para a corrida. Mas este ano, na F1, largar da pole não tem sido sinónimo de vitórias.

Em teoria, o melhor lugar para começar uma corrida é o primeiro. Além de evitar as confusões das lutas das primeiras curvas, garante logo alguns metros de vantagem para a concorrência, além do valor simbólico de estar à frente do pelotão. Em teoria, largar da pole garante mais hipóteses de vencer uma corrida, mas este ano as contas são diferentes. Se olharmos para o número de corridas em que o detentor da pole venceu, percebemos que o primeiro lugar na qualificação não é garantia de sucesso. Nas 16 corridas feitas até agora, apenas por seis vezes o pole sitter conseguiu vencer a corrida, ou seja, por dez vezes o pole sitter não venceu a corrida.

Charles Leclerc é o homem com mais poles, tendo largado da frente do pelotão por oito vezes, mas apenas tem três vitórias em seu nome. Ou seja, por cinco ocasiões, o monegasco largou do primeiro lugar e não conseguiu vencer. Max Verstappen tem quatro poles em seu nome, mas no GP da Áustria terminou em segundo, mesmo largando da frente do pelotão. Carlos Sainz tem duas poles, mas apenas por uma vez conseguiu capitalizar esse feito. Sergio Pérez e George Russell têm uma pole cada, mas não conseguiram vencer ainda este ano, pelo que a pole de pouco serviu para chegarem ao sucesso.

Resumindo, 62.5% das poles conquistadas este ano não deram vitórias, um número significativo e que pode ser um indicador da incerteza das corridas. Se os homens da frente não conseguem afastar-se da concorrência e dominarem de fio a pavio, é porque as corridas têm agora um pouco mais de tempero, o que os fãs agradecem.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado