F1, John Elkann: “Organizadores e reguladores desportivos motivados apenas por dinheiro e poder”
O presidente da Ferrari, John Elkann, acredita que os organizadores e reguladores desportivos apenas são motivados por dinheiro e pelo poder.
Antes do Grande Prémio de Itália, o presidente da Ferrari, John Elkann, realizou a sua agora tradicional entrevista com a Gazzetta dello Sport.
O italo-americano falou das suas esperanças na Ferrari – a conquista de um título até 2026 – a dupla de pilotos da equipa – que segundo Elkann é a mais forte da grelha – e a sua fé em Mattia Binotto – embora haja demasiados erros.
Contudo, ao falar de outros assuntos, tais como a entrada da Ferrari em hipercarros, o primeiro Ferrari elétrico e o desporto italiano em geral, houve umas pequenas frases que merecem uma atenção redobrada.
“Estou preocupado com o que se passa em torno do futebol e dos desportos profissionais em geral”, disse Elkann. “No coração do sistema deveriam estar os adeptos, os atletas e as equipas”.
“Mas há uma deriva perigosa que funciona a favor dos intermediários”, continuou, “são os organizadores e reguladores que estão a colocar o mundo do desporto numa posição difícil porque a única coisa que os motiva é o dinheiro e o poder”.
Elkann é o presidente da equipa de Fórmula 1 que mais recebe em prémios monetários e não esqueçamos, todas as equipas da F1 têm poder de veto sobre muitos dos regulamentos introduzidos pela FIA.