WRX, Montalegre: O que há de novo este ano?
Montalegre prepara-se para mais uma grande festa, desta vez com muitas novidades. Eis o que teremos de novo para este ano:
· Formato duplo na prova do Mundial, com uma Final no sábado e outra no domingo;
· Supercars elétricos (RX1e) de tração integral com 2 motores elétricos (1 por cada eixo), capazes de debitar cerca de 680 cavalos de potência (500 KW) e 880 NM de binário;
· O português João Ribeiro na luta pelo título do Europeu RX3;
· Nova Joker-lap, em terra batida e situada no miolo do circuito, com a curva 1 a ser agora a antiga Joker-lap;
· Super Pole no Mundial – todos os plitos completam uma única volta cronometrada que determina as posições da grelha para a Q1. No Europeu a grelha da Q1 é decidida por sorteio aleatório;
· Todas as corridas são de 5 voltas e incluem um máximo de 5 carros, com estes a estarem alinhados na grelha lado a lado;
· Mangas de Qualificação – Q1 e Q2 no Mundial. O Europeu inclui ainda uma Q3.
· Após a disputa das Mangas de Qualificação, é establecido um Ranking Intermédio com a uma classificação geral ordenada pelo total dos resultados obtidos em todas as Mangas;
· Corrida de Progressão após as Mangas de Qualificação – corrida na qual o piloto mais bem classificado no Ranking Intermédio escolhe primeiro a sua posição na grelha, seguido pelo segundo, terceiro e assim por diante. Os 10 melhores pilotos classificados na corrida de Progressão avançam para duas Meias-finais, com 5 pilotos cada;
· Qualificação para a Final – ganham o direito a participar na Final os cinco primeiros classificados das Meias-finais, com a entrada direta do primeiro e segundo classificados de cada Meia-final. O último acesso à Final é decidido entre entre os dois terceiros classificados de cada Meia-final, com o “passaporte de acesso” a ser atribúido aquele piloto que tenha obtido uma melhor posição no Ranking Intermédio;