Fórmula 1: FIA não vai contornar as regras para Colton Herta

Por a 11 Setembro 2022 12:50

O sonho de Colton Herta pilotar na Fórmula 1 poderá ter de esperar mais algum tempo.

Parece cada vez mais improvável que as equipas rivais, a Fórmula 1 e a FIA intervenham para permitir que a estrela da Indycar assegure um lugar no próximo ano, na AlphaTauri, não tendo os pontos necessários para obter uma superlicença.

Nyck de Vries, um dos principais candidatos a obter um lugar na grelha no próximo ano e que está a ter a oportunidade de se estrear num Grande Prémio, este fim-de-semana, pela Williams, concorda que permitir que Herta pudesse pilotar na F1 para o próximo ano, contornando as regras, seria injusto.

“Daria um precedente incorreto e seria uma pena se comprometêssemos o nosso sistema”, disse o neerlandês apoiado pela Mercedes.

O chefe de equipa da Ferrari, Mattia Binotto, concorda:

“Penso que a força maior não pode ser usada para Herta”, disse, em Monza. “Os regulamentos estão em vigor a fim de proteger o nosso desporto. Ele pode participar no campeonato quando tiver os requisitos para o fazer”.

O Dr. Helmut Marko da Red Bull, no entanto, continua a insistir na questão, uma vez que isso permitiria à AlphaTauri assegurar um piloto americano entusiasmante, abrindo ainda mais portas ao mercado da F1 nos EUA.

Marko alega que a FIA deveria fazer uma retrospetiva de uma das épocas de formação de Herta na série Indy Lights e atribuir mais ‘pontos’ à superlicença de Herta.

“A FIA precisa de responder a isto, uma vez que o piloto não tinha qualquer controlo sobre a quantidade de pilotos que estavam naquele campeonato”, disse o austríaco.

“Ele pode, portanto, obter uma superlicença sem violar qualquer regulamento”.

Por seu lado, Colton Herta diz que consegue “compreender” porque é que pilotos como Nyck de Vries argumentam que os regulamentos relativos aos pontos de superlicença devem ser cumpridos.

“Prefiro não obter uma exceção. Não tenho a certeza se é realmente assim que gostaria de o fazer”.

“Compreendo ambos os argumentos. Em certo sentido, eles querem que os pilotos façam as competições de promoção. Também parece um pouco desrespeitoso dar tão poucos pontos para nós, pilotos da IndyCar”.

“Mas eu consigo compreender ambos os lados da discussão”.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado