F1, Yuki Tsunoda não está confiante que possa substituir Pierre Gasly como líder de equipa
Yuki Tsunoda pensa que seria difícil substituir de forma imediata Pierre Gasly como líder de equipa da AlphaTauri, caso o francês parta para a Alpine em 2023.
Gasly parece estar prestes a deixar a AlphaTauri e a família Red Bull no final do ano, rumo à equipa francesa, como substituto de Fernando Alonso.
Estão em curso conversações entre a Red Bull e a Alpine sobre os termos da rescisão de Gasly, mas o acordo parece estar dependente se Colton Herta, piloto da IndyCar, pode ter acesso a uma possível superlicença da FIA que lhe permitirá pilotar pela equipa de Faenza em 2023.
Caso Colton Herta se junte a Yuki Tsunoda na AlphaTauri, o piloto japonês seria o piloto mais experiente da formação italiana.
No entanto, Tsunoda está certo de que possa assumir o cargo de líder de equipa de forma imediata: “Claro que vai ser difícil. O Pierre [Gasly] dá sempre um feedback de boa qualidade mesmo quando a equipa está em dificuldades, e eu aprendi muitas coisas com ele”.
“Não espero poder atuar ou dar o feedback à equipa de imediato, como o Pierre faz. Mas atualmente estou a aprender o máximo possível com ele”.
“Ainda assim, há muita margem para ainda aprender com ele. Atualmente, encaramos as coisas da mesma forma, basta desenvolver o carro tanto quanto possível, para ter um ritmo mais consistente ao longo do fim-de-semana”.
O chefe de equipa da AlphaTauri, Franz Tost, manteve-se reservado durante a imprensa do último GP dos Países Baixos, quando falou dos planos da AlphaTauri para a próxima temporada, dizendo que “neste momento” a sua dupla para o próximo ano será Gasly e Tsunoda.
Embora Tost tenha dito que a Red Bull ainda precisava de confirmar que Tsunoda permaneceria na AlphaTauri no próximo ano, o chefe de equipa afirmou que o jovem japonês poderia liderar a equipa “se o carro fosse suficientemente bom”.
Tsunoda não regista quaisquer pontos desde o Grande Prémio de Espanha, em maio, mas viu passar uma série de oportunidades devido a problemas de fiabilidade ou má sorte nas últimas semanas.