F1, Franz Tost: “O Pierre Gasly fez uma grande corrida”

Por a 30 Agosto 2022 17:15

O nono lugar de Pierre Gasly no Grande Prémio da Bélgica acabou finalmente com a seca de pontos da Scuderia AlphaTauri, que já remontava ao Grande Prémio do Azerbaijão, no início de junho.

Uma mudança de componentes tardia na unidade motriz de Yuki Tsunoda forçou o piloto japonês a iniciar a sua corrida a partir do pit-lane e logo de seguida, com a mesma sorte de começar da via das boxes, se juntou a ele o seu colega de equipa, Pierre Gasly, que teve uma falha no sistema elétrico do seu ATO3 na grelha, momentos antes do início da corrida, negando ao francês a oportunidade de iniciar a corrida a partir da oitava posição.

O chefe de equipa da AlphaTauri, Franz Tost, declarou que a equipa teria de examinar o que correu mal no sistema elétrico de Gasly para evitar que o problema voltasse a acontecer no futuro.

“O Pierre [Gasly] fez uma grande corrida. Enquanto estava na grelha de partida, na oitava posição, o sistema elétrico deixou de funcionar, pelo que tivemos de trazer o seu carro de volta para a garagem, onde pudemos então ligar a unidade motriz para podermos começar a corrida a partir do pit-lane. Temos de investigar por que razão voltou a funcionar quando o carro regressou à garagem”.

Com o drama da falha do sistema elétrico antes da corrida, Gasly começou a trabalhar no que acabou por ser uma impressionante centésima corrida na sua carreira de Fórmula 1 para o piloto de 26 anos. Uma estratégia agressiva que incluía colocar de forma precoce pneus duros, antes de fazer vinte e duas voltas em médios para terminar a corrida, viu Gasly ser recompensado com um nono lugar.

Tost fez questão de elogiar Gasly após uma corrida impressionante desde a via das boxes até aos pontos.

“Claro, foi então uma corrida difícil para o Pierre, mas ele pilotou muito bem. Ele lutou com a falta de aderência no início da corrida, mas durante o seu último stint com médios, fez um grande trabalho e conseguiu subir várias posições”.

Yuki Tsunoda não foi capaz de igualar o impressionante resultado do seu colega de equipa no Circuito de Spa-Francorchamps. Uma combinação de uma estratégia alternativa e um longo período preso num comboio de DRS, encabeçado por Alex Albon, fez com que Tsunoda tivesse mais um Grande Prémio sem somar qualquer ponto.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado