F1, Pierre Gasly: “Ainda é muito cedo para pensar sobre opções para o futuro”
Pierre Gasly, piloto da Alpha Tauri, diz que ainda é muito cedo para pensar no seu futuro, pois está decidido a tomar o controlo do seu próprio destino após 2023, último ano de contrato com a equipa italiana.
Após a sua despromoção da Red Bull para a Toro Rosso, agora AlphaTauri, a meio de 2019, Gasly recuperou a sua confiança e começou a crescer como piloto, assumindo o papel de líder de equipa em Faenza. Mas enquanto esperava ter feito o suficiente para recuperar uma segunda oportunidade na equipa principal da Red Bull, a equipa apostou em Sergio Pérez para formar dupla com Max Verstappen.
Em maio deste ano, a equipa de Milton Keynes renovou contrato com Pérez, que mantém o piloto mexicano na Red Bull até ao final de 2024, ao lado de Max Verstappen. Isto significa que o caminho para um regresso à Red Bull está agora formalmente fechado para Gasly e o próprio Helmut Marko já lhe fechou essa porta.
No entanto, o piloto francês diz que ainda é demasiado cedo para começar a refletir sobre o seu futuro na Fórmula 1 após 2023, uma vez que já é sabido que não vai continuar na Alpha Tauri na época seguinte.
“Penso que tenho de estar aberto. Tem de haver uma conversa, obviamente com a Red Bull, e eles serão os primeiros a saber qual é a situação”, disse Gasly ao Autosport. “Mas, claro, é também a primeira vez na minha carreira que tenho de decidir e escolher qual é a melhor opção. Ainda é cedo, ainda estamos em meados de 2022. No momento certo, vamos avaliar quais são as melhores opções para o futuro”.
Em 2021, Gasly conquistou os 110 de um total de 142 da Alpha Tauri, o que foi fundamental para a equipa assegurar o sexto lugar na classificação de construtores. Nesta época, o piloto francês de 26 anos tem sentido mais dificuldades com o AT03 e só arrecadou 16 pontos até ao momento.