WTCR: Goodyear responde à polémica
O WTCR está em alvoroço. O anúncio da ausência da Lynk & Co da ronda Alsace Grand Est a última ronda do campeonato, para já, isto porque não está definido o resto do calendário da Taça do Mundo de Turismos da FIA que não acautelou a tempo a necessidade de não fazer a ronda asiática. A Cyan Racing, responsável pelos carros da marca chinesa na Taça do Mundo apontaram motivos de segurança para não estarem presentes na segunda visita a França, com a Goodyear a ficar mal na fotografia.
O fornecedor de pneus já tinha tido problemas em Nurburgring, ronda que foi cancelada por motivos de segurança, após várias falhas dos pneus no exigente traçado alemão. A marca introduziu pneus novos mas os problemas voltaram em Vallelunga o que levou a Cyan Racing a não participar na prova.
Para a ronda de Alsace Grand Est, a Cyan Racing não vai estar presente o que deixará a Taça do Mundo com apenas 12 carros em pista, um cenário inadmissível e que até pode levar a que a prova não se realize, apesar da dos responsáveis afirmarem que vamos ter corridas. A Goodyear já respondeu ao comunicado da Cyan Racing. Eis o que a marca americana tem a dizer sobre o tema:
“Goodyear Racing tem trabalhado com a FIA e a Discovery Sports Events (DSE) na análise da causa raiz dos problemas nos pneus que foram experimentadas por várias equipas na FIA WTCR Race of Italy. Após o fim-de-semana da corrida, a Goodyear Racing realizou uma análise técnica abrangente, incluindo a inspeção dos pneus devolvidos e não identificou qualquer problema de fabrico com a especificação. A análise identificou que as temperaturas dos pneus em alguns, mas não em todos os carros, registadas durante o evento estiveram acima de qualquer nível observado nas duas temporadas anteriores da FIA WTCR, excepto na FIA WTCR Race da Alemanha, em 2022. Goodyear, DSE [Discovery Sports Events] e a FIA estão a trabalhar com as equipas para compreender plenamente a causa, incluindo a análise da afinação do carro, condições da pista e o impacto das temperaturas da pista. Os dados preliminares para as próximas corridas no Anneau du Rhin e o facto de várias equipas terem testado na pista em Abril sem reportar problemas dos pneus levaram a Goodyear a confirmar que não haverá qualquer alteração na especificação dos pneus. Além disso, realizou-se durante a tarde o treino livre que incluiu simulações completas das corridas. A Goodyear continuará a trabalhar em estreita colaboração com as equipas para aconselhar sobre recomendações de montagem. Após a confirmação dos restantes circuitos na temporada de 2022 remarcada, a Goodyear irá rever a especificação dos pneus e as recomendações de configuração para esses circuitos. Durante 2022, a Goodyear tem vindo a fornecer uma especificação de pneus que foi aprovada pelo campeonato e pelas equipas e que foi utilizada com sucesso nas temporadas de 2020 e 2021 da FIA WTCR”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Isto é uma vergonha. No Nurburgring os pneus não aguentavam 3 voltas mas no mesmo dia carros TCR correram as 24h de Nurburgring, com outra marca de pneus, e não paravam a cada 3 voltas. Patético.