Fórmula 1: Parceria entre Sauber e Alfa Romeo renovada para 2023
Por Eduardo Moreira
A parceria entre a Sauber e a Alfa Romeo foi renovada para o próximo ano, segundo o CEO da marca italiana. O nome ‘Alfa Romeo’ voltou à Fórmula 1 em 2019 como parte de uma nova parceria com a Sauber, que viu a marca italiana a reter o nome oficial da equipa até aos dias de hoje.
A Alfa Romeo tem desfrutado de uma recuperação de forma nesta época, após três anos menos conseguidos, onde raramente estavam na luta por pontos. A equipa está em sexto lugar no campeonato dos construtores, estando perto de quadruplicar os pontos conquistados na época passada. Embora tenha sido sempre estabelecido um acordo a longo prazo entre Alfa Romeo e Sauber, este tem sido sujeito a revisões anuais que normalmente têm lugar durante o Verão.
Segundo a Reuters, na sexta-feira, Jean-Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo, revelou que já foram acordados os termos para a renovação da parceria.
“Assinei a renovação para 2023 esta manhã [sexta-feira]”, disse Imparato. “Todos os anos, em julho, avaliamos a situação. Se no futuro percebermos que já não estamos interessados [na F1] ou que não temos retorno sobre os nossos investimentos, vamos ver o que fazer. Mas tudo será feito de uma forma ordeira”.
A equipa ainda não divulgou qualquer comentário oficial relativo à renovação da parceria. A Sauber foi ligada a uma possível compra pela Audi como parte dos seus planos para se juntar à grelha em 2026, mas Imparato não se mostrou preocupado com qualquer tipo de interesse na equipa.
“Não faço parte de um compromisso de longo prazo, já fazendo cinco anos, talvez. Portanto, para ser claro, qualquer negociação sobre o fabricante de motor, qualquer negociação e qualquer coisa em termos de parceria é liderada por Fred Vasseur e pela Sauber, no melhor interesse da Sauber”.
“O melhor interesse da Alfa Romeo é ter o retorno do investimento todos os anos, e o progresso em termos de desempenho todos os anos. O resto é completamente, diria eu, separado”, concluiu.