GP França F1, Charles Leclerc: “Não mereço ganhar o campeonato com estes erros”

Por a 24 Julho 2022 16:34

Autêntico pesadelo para Charles Leclerc, em França. O piloto, que começou a corrida da pole position, controlou toda a corrida até, à volta 18, quando perdeu o controlo do carro e embateu nos muros da Curva 11, enquanto liderava o Grande Prémio. O monegasco reconhece que o acidente foi fruto de um erro seu e diz que não merece ganhar o campeonato se continuar a cometer erros em pista.

“Eu perdi a traseira. Foi isso. Não sei [se algo estava errado], precisamos de verificar. Não creio que haja, acho que foi apenas um erro. Tentei levar demasiada velocidade para o exterior onde estava, provavelmente, sujo”, diz Leclerc.

O monegasco diz que não merece vencer o título no final da época se continuar a cometer erros: “A culpa é minha e se eu continuar a cometer erros como estes, então não mereço ganhar o campeonato”, assume o jovem de 24 anos. “O nível é alto este ano, eu estou a um nível alto, mas se estiver a cometer estes erros então é inútil estar a um nível alto”, concluiu.

Leclerc entrou no fim-de-semana com um défice de 38 pontos para Verstappen, no entanto, essa diferença aumentou para 63 pontos depois deste Grande Prémio de França.

Por Eduardo Moreira

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
29 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
#99
#99
2 anos atrás

Creio que entre tanto tipo de pressões,existe uma na qual me parece não se dar muito bem e não é a atmosférica!

Last edited 2 anos atrás by Mpabe Lyan
js1970
js1970
2 anos atrás

E ainda há quem diga que ele a par do campeão por encomenda são os melhores pilotos do grid atualmente… onde e quando!!!

Pitão
Pitão
Reply to  js1970
2 anos atrás

Não é por ai, desde Senna, Shumi, Vettel, Hamilton, Max, todos tiveram erros destes…

Pitão
Pitão
2 anos atrás

Merecendo ou não, a verdade é que a coisa se complicou bastante, mas só espero que isto não se reflita nas próximas corridas. Não desanimes rapaz, enquanto for matematicamente possivel tens que dar o maximo.

NOTEAM1
NOTEAM1
2 anos atrás

Como sempre o Leclerc assume os seus erros. E é bem verdade o que diz. Numa luta tão próxima com a RB e com Max, não há espaço para este tipo de erros, pois do outro lado está um duo muito sólido que raramente desperdiça pontos. O aspecto positivo, é que a Ferrari parece ter dado um pulo competitivo e talvez seja a equipa a bater neste momento. A julgar pelo filme da época até ao momento, o próximo GP a disputar-se na Hungria vai ser território Ferrari e exige-se a vitória. Será a altura da Ferrari apostar em definitivo… Ler mais »

Pitão
Pitão
2 anos atrás

Estava a fazer uma corrida inteligente, manteve o Max próximo em vez de tentar fugir e com isso desgastar os pneus em demasiado, filme já visto, ao invés apostou em deixar o Max próximo, e estava a ser bonito de se ver….foi pena, todos gostaríamos de ver como ia responder a RB e como iria acabar

*RPMS*™
2 anos atrás

Acontece aos melhores!
Senna, o melhor de sempre, errou no Mónaco quando liderava a corrida em 1988.
Schumacher errou com consequências graves em Silverstone 1999, um erro que lhe custou a época.
E quem não se lembra do erro de Hamilton, no ano passado em Baku, que mais tarde veio a revelar-se fundamental para ele perder o campeonato de 2021…?

Cumprimentos

Pity
Pity
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

No caso do Schumacher, penso que foi falha de travões, não erro do piloto. Quanto aos outros dois casos, perfeitamente de acordo.

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
2 anos atrás

Mas qual é a dúvida que a causa foi essa falha mecânica (a Ferrari até enviou à imprensa uma nota assumindo a sua responsabilidade) ?!
Você que defende que os adeptos mais antigos são mais informados que os actuais, ainda se deixa embarrilar com estes comentários?!

Pity
Pity
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Não é uma questão de embarrilar, mas de esclarecer… ou avivar a memória, afinal, já lá vão 23 anos.

*RPMS*™
Reply to  Pity
2 anos atrás

Veja as imagens aéreas e veja a trajetória completamente falhada do alemão…

Cumprimentos

Pity
Pity
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

Trajectória falhada não é sinónimo de erro, pode também ser, e foi, um problema de travões.
Nunca fui defensora do alemão, mas não deturpo a verdade.

ricfil
ricfil
Reply to  Pity
2 anos atrás

O alemão errou no Mónaco em 1996.

Pronto. Acho que todos podemos concordar com esse episódio. 👍

Basicamente para afirmar o que ja foi referido. Todos os pilotos erram – numa altura ou noutra – o importante é que aprendam com esses erros e os tentem minimizar/evitar numa próxima eventualidade.

Last edited 2 anos atrás by Ricfil
iluminaty_luz2022_gmail_com
iluminaty_luz2022_gmail_com
Reply to  Pity
2 anos atrás

Trajetória falhada são pontos onde a aderência é menor como ´óbvio aumenta a possibilidade de erro como consequênica sair de pista…Neste caso é dificil de saber a verdadeira causa…

garantia4
garantia4
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

“Erro de Schumacher” …. Típico comentário doentio de “viúva alonsiana”.
É como esta pérola do “acontece aos melhores” e comparar com o chavascal que fizeram após Hockenheim 2018 ( quando a pista ficou molhada em alguns pontos do circuito).

dannyricfanclub
dannyricfanclub
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Ia referir isso. Que diferença de reacções entre o erro do Leclerc de hoje e esse de Hockenheim 2018.
Mas – já se sabe – não se pode pedir coerência à alonsada ressabiada.

*RPMS*™
Reply to  dannyricfanclub
2 anos atrás

E muito menos à vitelada ressabiada pelas humilhações que Leclerc impôs em 2019 e 2020…

Cumprimentos

*RPMS*™
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Você para encontrar o único doente aqui tem que olhar para um espelho.
Doente desde 2006 quando Alonso bateu (limpinho, limpinho, limpinho) o seu heroizinho impedindo-o de se retirar campeão!
Em relação ao “lance” de 1999 convém não esquecer que toda a equipa era formada a volta do Schumacher. Era normal na altura a equipa vir à pressa tomar as dores do alemão e assumir todos os erros por ele cometidos.
Mas pronto, se Silverstone não servir teremos sempre Adelaide 94, Jerez 97 e outras vergonhas mais…

Cumprimentos

dumberdog
dumberdog
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

O erro do Hamilton quando falhou a entrada nas boxes no GP da China de 2007, que lhe custou muito provavelmente o seu primeiro título mundial, ou no ano seguinte no GP do Canadá à saída das boxes, neste caso felizmente sem consequências para o título. O Mansell nos dois despistes, também por erro, em Suzuka em 87 e 91 e no Canadá 91. O Hakkinen em 1999 no GP Itália.

ricfil
ricfil
Reply to  dumberdog
2 anos atrás

O Prost em 93 no GP do Brasil.

O Shumacher em 96 no GP do Mónaco.

O Hill em 96 no GP de Itália.

O Schumacher/Hill/Villeneuve em 97 no GP do Canadá.

O Hakkinen em 99 em São Marino.

Entre outros exemplos

FormulaTwo+1
2 anos atrás

Pois, este ano não será fácil. Confesso que com muita pena minha, pois bem gostava de ver Leclerc e a Ferrari campeões este ano!

Honda Power
Honda Power
2 anos atrás

O Max parou antes e não foi por acaso… Já tinha levantado o pé 2 voltas antes ao perceber que a vida útil dos pneus tinha chegado ao fim. Pormenores que distinguem os campeões dos outros…

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Honda Power
2 anos atrás

Sim, porque foi o Verstappen a decidir isso tudo sozinho… o homem nem precisa de engenheiros, telemetria, fábrica , carro. Faz tudo sozinho. Anda lá a correr a pé e vence.

Honda Power
Honda Power
Reply to  Daniel Sousa
2 anos atrás

Sim… foi o engenheiro que o mandou levantar o pé. Isto de ver a F1 pelo tampo da retrete tem destas coisas. Aprende que são sempre os pilotos a sentir a quebra de performance dos pneus, muito antes de qualquer sensor… agora, há uns que sentem mais que outros.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Honda Power
2 anos atrás

Está-me a dar o sono. É sempre assim quando leio coisas de fanboys. Boa noite, cumprimentos

iluminaty_luz2022_gmail_com
iluminaty_luz2022_gmail_com
Reply to  Honda Power
2 anos atrás

Por falar em retretes , levanta-te …ahahahahahahahaahahah estás a fazeer o pino???ahahahahahahah

Não me chateies
Não me chateies
2 anos atrás

O problema não são os erros, é vires publicamente rebaixar-te, tens de ser mais Max ou kimi e não falar muito no assunto e nunca assumir as culpas cá para fora.

*RPMS*™
Reply to  Não me chateies
2 anos atrás

Tenho que concordar consigo no aspecto em que Leclerc é humilde demais…

Cumprimentos

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

É nisto que Leclerc está anos-luz na frente de Max. Quando erra assume, não acusa a equipa, o carro, o cão, o gato ou manda indirectas sobre estar no hospital a fazer exames de rotina. Leclerc errou e assume. Sem espinhas.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado