GP França F1: Destaques da corrida
Naquela que foi provavelmente a última corrida da F1 em Paul Ricard, com os rumores da saída da prova francesa do calendário cada vez mais intensos, tivemos provavelmente a melhor corrida desde 2018, quando a F1 regressou a Le Castellet.
Max Verstappen foi o vencedor e não teve de lutar muito, dado o erro de Charles Leclerc. Depois da desistência do #16 da Ferrari, Verstappen teve apenas de gerir a corrida, conquistar mais uma vitória e dar mais um passo importante nas contas do título. Verstappen não teve um fim de semana fácil, com alguma dificuldade em encontrar o melhor equilíbrio para o seu carro, mas conquistou mais uma vitória, que lhe foi “entregue” pela Ferrari. Já Sergio Pérez teve um fim de semana mau. Sempre longe do ritmo de Verstappen, nunca apresentou argumentos para ser um verdadeiro candidato ao pódio. Estava no terceiro lugar, mas acabou por ser ultrapassado por George Russell. Um fim de semana negativo para o mexicano.
A Mercedes conseguiu uma excelente operação em Paul Ricard. Apesar de apresentarem um ritmo abaixo do esperado, na corrida conseguiram subir o nível. Lewis Hamilton fez uma excelente prova e conseguiu mais um pódio tendo como companhia George Russell, que parecia um furo abaixo do seu colega, mas na corrida conseguiu apresentar um ritmo mais competitivo. Apesar das dificuldades e da luta intensa com Pérez, conseguiu um grande terceiro lugar e um excelente resultado para a Mercedes que consegue amealhar muitos pontos apesar das dificuldades.
A Ferrari voltou a ter mais uma tarde para esquecer. Charles Leclerc admitiu que cometeu um erro e que este erro lhe terá custado uma vitória, pois controlava a corrida e estava a afastar-se de Verstappen. Leclerc assumiu toda a culpa do incidente e mostrou humildade. Mas surge a questão se não estará a proteger a Ferrari com o discurso no final da corrida. Não é claro o que diz na comunicação do acidente (se não consegue “encontrar” o acelerador, ou não consegue “sair” do acelerador). Estará Leclerc a proteger a Ferrari e Mattia Binotto, ou foi mesmo um erro? A questão do título, essa, parece já arrumada e apenas uma hecatombe do lado de Verstappen dará esperança renovada a Leclerc. Já Carlos Sainz teve um grande fim de semana. Apesar da penalização por troca de elementos da unidade motriz e da penalização por um unsafe release na corrida, Sainz foi sempre dos mais rápidos e não fossem as penalizações, teria lutado pela vitória. Foi o melhor piloto Ferrari este fim de semana mas as circunstâncias não o ajudaram.
A Alpine fez uma boa corrida em casa. Fernando Alonso foi sexto, Esteban Ocon oitavo, a equipa apresentou um bom ritmo e mantém-se na frente da luta pelo segundo pelotão, apesar da McLaren ter encurtado as distâncias. Lando Norris foi sétimo e tentou sempre pressionar Alonso, sem sucesso, e Daniel Ricciardo não teve argumentos para segurar Ocon. A luta foi interessante, mas sorriu à Alpine.
A Aston Martin surpreendeu e conseguiu um ponto, com Lance Stroll a fazer uma grande corrida. Boa largada, ganhando muitos lugares e uma boa gestão, numa daquelas exibições para calar os críticos. Sebastian Vettel foi 11º, ainda pressionou Stroll mas ficou fora dos pontos. Boa corrida, num fim de semana que parecia destinado ao fracasso para a equipa.
A Alpha Tauri podia ter tido um grande fim de semana, mas os problemas na afinação de Pierre Gasly e o problema técnico no carro de Yuki Tsunoda, que motivou a desistência do japonês, comprometeram o que podia ter sido um grande fim de semana.
A Williams continua a dar passos interessantes e Alex Albon acabou em 13º, atrás de Pierre Gasly. Boa corrida do tailandês que ainda chegou a ameaçar o top 10. Nicholas Latifi estava também a fazer uma boa prova até o toque com Kevin Magnussen, mas sempre longe do colega de equipa.
Por fim a Haas e a Alfa Romeo, as duas piores do dia. A Haas apresentou ritmo para tentar os pontos, mas toques durante a corrida impediram uma prova limpa e talvez um resultado mais entusiasmante. Mais uma vez mostraram potencial, que não conseguiram capitalizar. Do lado da Alfa Romeo, uma corrida para esquecer. Mau arranque por parte dos dois pilotos, Valtteri Bottas não conseguiu sair do fundo do pelotão, tal como Zhou que acabou por desistir a 3 voltas do fim.