F1, Toto Wolff sugere que os seus rivais têm contornado as regras esta época
O chefe de equipa da Mercedes, Toto Wolff, sugeriu que os seus rivais têm infringido as regras desta época no que toca à legalidade dos fundos dos seus carros.
A partir do Grande Prémio da Bélgica, o primeiro GP após a grande paragem de verão, entra em vigor uma nova diretiva técnica que se prende com a utilização do chamado “fundo flexível” através da utilização do “skid block”, acessório retangular obrigatório no fundo de um carro de corrida, concebido para impor uma distância mínima ao solo e limitar a utilização dos efeitos de solo.
A nova polémica do mundo da Fórmula 1 aponta a que várias equipas tenham conseguido aproximar os seus carros ao solo através da utilização de um fundo móvel, em particular, áreas dentro do “skid block” que asseguram que a prancha do carro sofra menos desgaste do que é permitido.
Ao utilizar este fundo, a altura do carro pode ser ajustada para assegurar um maior nível de performance.
Olhando à nova diretiva, que tem por base fundos mais rígidos para todos, Wolff lembra: “E algumas [equipas] disseram que ele [um fundo flexível] não existia.”
“De facto, algumas equipas têm ‘skids’ que na realidade desaparecem quando o carro bate no fundo.”
“A razão para os ‘skids’ é que estes estipulam o limite do desgaste da prancha que se pode ter, e se um ‘skid’ pode desaparecer miraculosamente no chão, isso é claramente contra os regulamentos,” atira o chefe de equipa da Mercedes.
Outra área de preocupação para a FIA é o movimento da própria prancha, que Wolff está confiante que será esclarecida antes da próxima época.
“A segunda coisa é uma tábua que se desvia ou se afasta mais do que a tolerância deveria permitir, a tolerância é de um milímetro e se a prancha se afastar muitos mais milímetros para o carro, obviamente, também aí se ganha performance,” acrescenta Wolff.
“O primeiro [os “skid blocks”] vai desaparecer em Spa porque, aparentemente, não está disponível material de ‘skid’, e o segundo vai ser clarificado nos regulamentos do próximo ano.”
Toto Wolff não nomeou nenhuma equipa que estivesse a ir contra as regras.
Contudo, o chefe de equipa da Red Bull, Christian Horner, descreveu como “total parvoíce” qualquer sugestão de que a sua equipa contornasse as regras.
“Estamos a confundir as questões aqui,” disse Horner. “Talvez ele [Wolff] esteja a referir-se a carros que estão à sua volta neste momento. Não faço ideia, mas não tenho absolutamente nenhum problema ou preocupação com o nosso fundo.”
A Ferrari, por outro lado, é uma equipa que vai fazer mudanças.
O chefe de equipa, Mattia Binotto, disse: “Haverá algumas mudanças que serão necessárias introduzir porque agora foi emitido uma nova diretiva, com novos testes requeridos com a nova especificação.”
Por Eduardo Moreira