Fórmula E, Nova Iorque: Nick Cassidy vence corrida encurtada

Por a 16 Julho 2022 19:52

Foi uma tarde nada fácil nas docas de Nova Iorque para os pilotos da Fórmula E na 11ª ronda do campeonato do mundo do campeonato elétrico de monolugares. Depois de uma qualificação marcada pela chuva, que afastou os principais candidatos da fase dos duelos, teve lugar uma corrida sem grande história, controlada pelos homens que arrancaram nas duas linhas da frente da grelha de partida. Nick Cassidy, piloto da Envision Racing, foi o vencedor de uma corrida absolutamente caótica na abertura da ronda dupla de Nova Iorque, em Brooklyn, depois da maioria dos pilotos ter batido com o aparecimento espontâneo da chuva – ele inclusive. Cassidy controlou a corrida do início até ao momento em que a chuva decidiu aparecer, com os carros entraram em ‘aquaplaning’, batendo no muro da escapatória da curva 6, o que provocou o caos.

Nick Cassidy (Envision Racing) arrancou da pole position, à frente de Stoffell Vandoorne (Mercedes-EQ Formula E Team), Lucas Di Grassi (ROKiT Venturi Racing) e Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche Formula E Team). A corrida começou atribulada com bandeira amarela logo no início da corrida, com um acidente entre Jean-Éric Vergne (DS Techeetah) e Mitch Evans (TDS Jaguar), o que comprometeu logo a corrida do francês candidato ao título.

A corrida ficou definida pelo início, sem muitas ultrapassagens, num circuito que não ajuda às manobras. Assistimos a uma boa luta entre Di Grassi e Vandoorne, com o FANBOOST a ser determinante na ultrapassagem do homem da Mercedes a Di Grassi para alcançar a segunda posição, com Cassidy sempre na frente. No entanto Vandoorne teve uma má abordagem à numa curva em que e foi ultrapassado por Di Grassi e Frinjs.

António Félix da Costa, que largou do décimo lugar, terminou a sua luta pelos melhores pontos possíveis a 10 minutos do final, com o carro do piloto português a aparecer parado em pista, isto pouco antes da chuva semear o caos em pista. Os carros começaram todos a entrar em aquaplaning e ficaram no muro da curva 6. Lucas di Grassi (Rokit Venturi) e Stoffel Vandoorne (Mercedes-EQ), o último batendo com forte impacto no carro de Cassidy, foram as primeiras vítimas do caos em pista. Dos líderes, apenas o companheiro de equipa de Cassidy, Robin Frijns, conseguiu sair ileso da curva 6. Sam Bird, da Jaguar, também bateu na traseira de Pascal Wehrlein, provocando um acidente em cadeia de vários pilotos.

A corrida teve bandeira vermelha, com 7m30s restantes no relógio e não foi retomada. O resultado final da corrida foi posteriormente declarado como Cassidy em primeiro, Di Grassi em segundo e Robin Frijns a fechar o pódio. Caótica também foi a corrida da DS Techeetah, de António Félix da Costa, que pela primeira vez esta época não conquistou nenhum ponto. É a primeira vitória da época para Nick Cassidy e para a Envision Racing em 2022.

Por Eduardo Moreira

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
2 anos atrás

Que rico “caldinho” que a chuva causou. Um aguaceiro curto mas forte e foi o que se viu. Muito trabalhinho para as equipas terem os carros prontos para amanhã.
Quanto ao AFC, não percebi o que se passou, mas o comentador disse que tinha sido mais uma gracinha do Lotterer. A ser verdade, já começam a ser toques demais.
Esperemos que amanhã a chuva não apareça.

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado