Fórmula E, Nova Iorque: Nick Cassidy faz a pole, Félix da Costa foi décimo
A primeira sessão de qualificação do fim de semana de Nova Iorque contou com a chuva, que complicou a tarefa ao pilotos do Grupo B. Nick Cassidy da Envision Racing, esteve imparável e conseguiu a pole. António Félix da Costa foi um dos pilotos a quem a chuva atrapalhou.
Fase de grupos
No Grupo A, a sessão foi interrompida quando faltavam ainda 9 minutos para o fim com um acidente de Sérgio Sette Câmara a obrigar a interrupção, depois de um impacto nas proteções da pista. Sobravam Stoffel Vandoorne, Edo Mortara, Robin Frijns, Nyck de Vries, André Lotterer, Jake Dennis, Nick Cassidy, Sebastien Buemi, Oliver Askew e Max Guenther.
Cassidy foi o mais rápido das primeiras tentativas com o tempo de 1:09.921, mas havia ainda mais uma tentativa para ser feita na segunda metade da sessão. Passar à fase a eliminar Frijns, Cassidy, Vandoorne e Buemi, com Mortara a ficar pelo caminho.
No Grupo B tínhamos Jean-Éric Vergne, Mitch Evans, António Félix da Costa, Lucas di Grassi, Pascal Wehrlein, Sam Bird, Oliver Rowland, Oliver Turvey, Alex Sims,Dan Ticktum, e Antonio Giovinazzi.
Di Grassi foi o mais rápido nas primeiras tentativas, seguido de Sims, Bird e Wehrlein, com Félix da Costa a ficar com o quinto tempo. No entanto começou a chover o que complicou a vida aos pilotos nas últimas tentativas, o que significou que o quarteto que estava na frente na primeira metade da sessão foi o mesmo que passou para a fase a eliminar.
Fase a eliminar
O primeiro confronto dos quartos de final foi entre Wehrlein e Frijns. Wehrlein foi o vencedor do confronto, assegurando a passagem às meias-finais. O confronto seguinte foi entre Bird e Cassidy, com vantagem para Cassidy que deixou o britânico para trás. No terceiro confronto tínhamos Vandoorne contra Sims e o piloto da Mercedes foi o mais rápido. No último confronto entre Buemi e Di Grassi e o brasileiro foi o mais rápido, ficando assim definidos os pilotos para as meias-finais.
O primeiro duelo das meias-finais foi entre Wehrlein e Cassidy. Com a pista a secar cada vez mais, o piloto da Jaguar Envision Racing levou a melhor sobre o homem da Porsche e garantiu o lugar para a final. No segundo duelo das meias tínhamos Vandoorne vs Di Grassi e neste intenso duelo decidido nos centésimos, Vandoorne levou a melhor.
Assim, para a final, tínhamos Vandoorne vs Cassidy. Em mais uma luta intensa, Cassidy levou a melhor e fez a pole como tempo de 1:8.980, menos 0.008 seg. do que Vandoorne. Ficava assim definida a grelha para a corrida de mais logo, agendada para as 18h.
Uma chuvinha muito antipática. Podia ter esperado mais uns minutos 🙂 E se o Sette Câmara não tivesse agredido as barreiras (acontece…), talvez que a chuva não atrapalhasse, mas com a grelha um bocadinho baralhada, pode acontecer uma corrida interessante.