F1 / WEC: Lando Norris pede remoção de limitadores, depois do acidente de Henrique Chaves
O acidente de Henrique Chaves nas 6h de Monza foi assustador e provocado pelos limitadores de pista (sausage kerbs) que têm sido muito criticados pelos pilotos. Estes limitadores, cuja função é a de evitar que os pilotos ultrapassem os limite de pista, têm sido “rampas de lançamento” em alguns acidentes, com carros a levantarem voo depois de passarem por cima destes limitadores. O caso de Chaves é sintomático, com o piloto português a perder os travões na entrada para a Variante della Roggia, um incidente que poderia ter tido consequências bem menores, não fossem os limitadores.
Lando Norris, numa coluna no The Telegraph, pede para que esses limitadores sejam retirados de uma vez por todas:
“Felizmente, apesar de uma das portas do carro ter sido cuspida, e de haver destroços a voar por todo o lado, Chaves foi capaz de sair ileso”, escreve Norris no The Telegraph. “Mas o carro nunca deveria ter levantado voo. Certamente não de uma forma tão violenta. Estas coisas são sempre mais complexas do que parecem, mas há uma coisa que me preocupa: os limitadores. Fui crítico em relação aos limitadores no passado, mas penso que é altura de agirmos e de os retirarmos do nosso desporto. O acidente de Chaves foi o segundo grande acidente em duas semanas após o incidente na corrida de Fórmula 2 em Silverstone, quando o carro de Dennis Hauger levantou voo, colidindo com o Halo do rival Roy Nissany. Mais uma vez, felizmente, ambos os pilotos conseguiram sair ilesos, mas já vimos outros pilotos feridos no passado. Em 2019, Alex Peroni teve um grande acidente quando bateu num limitador durante uma corrida de F3. Isso terminou a sua época. Com os carros de Fórmula 1 mais baixos do que nunca, e mais duros do que nunca, temos de agir porque quando os carros batem nesses limitadores, podem ser lançados ao ar. Os carros podem também ressaltar, o que pode ser muito doloroso nas costas. O acidente de Chaves é um lembrete de que não podemos deixar que isto se arraste. Questões como os limitadores são, pelo menos aos meus olhos, um tópico crítico que precisamos de resolver mais cedo possível.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI