GP Áustria F1: pilotos divididos nas opiniões, juntos na vontade de melhorar…
Este fim de semana falou-se muito de limites de pista e quatro pilotos receberam mesmo penalizações de cinco segundos por terem excedido o limite de três infrações. Na conferência de imprensa, os pilotos foram questionados se eventualmente existe falta de consistência dos Comissários Desportivos e se o facto de existirem hoje em dia dois Diretores de Corridas, isso pode ser contraproducente. George Russell disse que seria melhor ter apenas um, mas há quem não concorde: “Penso que a consistência sempre foi algo que procurámos e que pode sempre ser melhor. Dois diretores de corrida, provavelmente, tornam isso um pouco mais difícil.
Será impossível alcançar um bom nível de consistência? Penso que não. Portanto, sim, não tenho realmente nenhuma solução por agora. Mas acredito que provavelmente com um Diretor apenas, pode ser um pouco mais fácil de gerir!, disse Charles Leclerc.
Max Verstappen tem outra opinião: “Não penso que dependa necessariamente de apenas um Diretor de Corrida, penso que se trata mais de trabalhar com os pilotos, em vez de apenas manter a sua postura, e ser teimosos. Queremos tornar tudo melhor para todos, não se trata só lutar por nós próprios.
Temos boas conversas entre os pilotos. Claro que todos têm as suas próprias opiniões sobre certas coisas, mas tal como os limites da pista, penso que o debate sobre os limites da pista este fim-de-semana foi um pouco uma piada, não só na F1, mas também na F2 e F3.
É fácil dizer de fora, sim, mas é preciso ficar apenas dentro das linhas brancas. Parece muito fácil, mas não é porque quando se passa tão depressa por uma curva e algumas delas são um pouco cegas, se temos um pouco mais de subviragem, os pneus estão a desgastar-se, é fácil ultrapassar a linha branca, mas será que ganhamos tempo? Talvez sim, talvez não. E, para ser honesto, há apenas duas ou três curvas onde se pode ir um pouco mais longe. Prefiro uma parede ou colocar alguma gravilha… como na saída da Curva 6.
Acho que isso é ótimo porque há gravilha, castigamo-nos a nós próprios se sairmos largo. Portanto, estas são coisas em que temos de ver como podemos melhorar, porque também para os Comissários e para quem está envolvido na verificação dos limites da pista, é quase impossível verificar este tipo de coisas porque precisamos quase uma pessoa por carro toda a corrida para verificar todas as voltas se não está a passar a linha branca.
Nesta pista, pelo menos, em alguns locais, somos naturalmente penalizados se formos um pouco mais longe temos a gravilha. Neste tipo de coisas não parece bom para o desporto. E a outra coisa são os incidentes de corrida. Sim, com certeza que podemos fazer melhor. Penso que vamos trabalhar nisso, vamos tentar tornar tudo melhor.”