WEC: Projeto inovador de Ferdinand Habsburg permite aos fãs ter controlo de uma equipa
É um projeto no mínimo inovador e que poderá mudar a face da competição automóvel, se tiver sucesso. Ferdinand Habsburg, piloto LMP2 e campeão em título, pretende mudar a face do desporto apresentando uma equipa financiada pelos fãs. A ideia é encontrar interessados que irão pagar e, por isso, terão direito de voto nas decisões da equipa, como decorações do carro, potenciais colegas de equipa de Habsburg e cores dos fatos, entre outras decisões chave. A ideia pretende juntar 10 mil fãs, que pagarão para pertencerem a uma comunidade que tomará algumas decisões chave.
“Criei uma comunidade, do qual existem 10.000 vagas para proprietários. Eles poderão tomar decisões sobre escolha de pilotos, decorações do carro, os desenhos dos fatos. Haverá uma governação onde, em vez de equipas e patrocinadores a escolherem, as pessoas se tornarão os proprietários da equipa, em comunidade, de um carro de corridas LMP2 no próximo ano. Em vez de uma ou duas pessoas escolherem os pilotos, será toda uma comunidade de pessoas que talvez tenham sonhado em participar nos desportos motorizados durante toda a sua vida. E agora de uma forma super acessível, porque é toda uma comunidade de 10.000 pessoas em vez de apenas algumas a um preço realmente elevado”.
Habsburg prevê que cada vaga custe entre 500 e 1000 euros. Podem ser adquiridas múltiplas vagas por membro. Para o projeto começar, terá de encontrar um quinto dos 10 mil participantes desejados para a equipa, que terá o nome Rebel Team. A WRT assegurará o apoio técnico ao carro. A seleção dos pilotos será feita mediante uma lista previamente fornecida, de onde os membros da comunidade escolherão os seus preferidos para fazer a época como piloto austríaco. Uma nova forma de fazer e vender corridas e que se pode tornar muito interessante.