WEC, Monza: Primeiro teste duro para a Peugeot
Não foi fácil a primeira prova para a Peugeot, na estreia oficial do 9X8, no protótipo que deu muito que falar, com a ausência de asa traseira. O #94 terminou a prova, o que é um sinal positivo, mas ficou claro que há ainda muito a melhorar do lado da fiabilidade das máquinas francesas. O #93 não terminou a prova sequer, assolado com problemas mecânicos. No final, o balanço não pode ser positivo para uma equipa que pretende vencer no WEC, mas a primeira prova oficial é mais uma etapa concluída neste processo.
Olivier Jansonnie, diretor técnico da equipa admitiu que foram aprendidas muitas lições valiosas nesta corrida:
“Foi uma corrida difícil para nós”, aos jornalistas presentes na prova.”Viemos aqui para aprender, e aprendemos muito. Um carro, o nº 93, teve alguns problemas técnicos desde o início. O carro n.º 94 competiu bastante bem durante as primeiras duas horas, pelo menos. Depois, o Safety Car chegou exatamente no momento errado para nós e surgiram problemas para piorar a situação. No geral, penso que o desempenho estava lá. Mostrámos tempos por volta bastante bons, por isso estamos contentes. Sabíamos que tínhamos muito a aprender e isso foi muito claro. Penso que, de alguma forma, correspondemos aos nossos objectivos, vindo aqui para aprender. Aqui estamos claramente a aprender sobre como trabalhar no trânsito por exemplo. [Havia] destroços na pista e esta foi uma nova experiência para nós. Faz parte do que estamos a aprender. Quando o carro está a funcionar sem qualquer problema, temos argumentos para competir. Se olharmos para o nosso último stint, os tempos por volta foram bastante competitivos. Essa é uma resposta muito boa para nós. Com este regulamento, se começarmos com um carro que não é competitivo, é muito difícil voltar atrás. Esperamos poder resolver os problemas que tivemos aqui, e provavelmente encontraremos alguns novos. Este é o jogo em que estamos até ao final do ano”.