GP Áustria F1: Os destaques da corrida

Por a 10 Julho 2022 15:54

Que final dramático para a Ferrari! O que parecia uma dobradinha garantida transformou-se numa vitória sofrida, com a tensão crescente a cada volta. A Ferrari podia ter saído da Áustria com um triunfo tremendo, mas assim saiu com uma vitória e uma quarta desistência por falha mecânica. Não deixa de ser um bom resultado para a Ferrari, mas podia ter sido ainda melhor.

Charles Leclerc foi o homem mais rápido da corrida. A Ferrari foi muito forte hoje e tudo estava encaminhado para uma grande dobradinha. Leclerc foi o justo vencedor, mas ainda tremeu com os problemas no acelerador nas últimas voltas. Carlos Sainz também estava muito forte e apenas o azar o impediu (mais uma vez) de conseguir um melhor resultado. A Ferrari tem de voltar a olhar para a fiabilidade e tentar evitar problemas que têm custado caro. Hoje a estratégia foi a ideal e o ritmo imparável… faltou a fiabilidade.

A Red Bull limitou os danos como pôde. Max Verstappen cumpriu a sua missão e conseguiu pontos importantes, com o segundo lugar, com alguma sorte à mistura, dada a desistência de Sainz. A Red Bull pagou caro a degradação dos pneus no meio dos stints e nunca teve andamento igual ao da Ferrari. Sergio Pérez tentou atacar desde cedo, mas foi demasiado ambicioso na curva 4 e acabou na caixa de gravilha, com danos demasiado extensos no carro.

Lewis Hamilton fez uma excelente corrida e provou que a Mercedes tinha, de facto, o terceiro carro mais rápido do fim de semana. Boa corrida do britânico, bom ritmo e um grande resultado, tal como para George Russell que, apesar da penalização pelo toque no carro de Pérez, conseguiu recuperar muito bem e terminou no quarto lugar, mais um top 5, o habitual quando termina corridas, o que apenas não conseguiu uma vez este ano. Esteban Ocon fez uma boa corrida e mostrou que a Alpine tinha potencial para um excelente resultado hoje, não fosse o azar de Fernando Alonso na corrida sprint. Largando do último lugar, o espanhol deu mais um recital de corrida e conseguiu terminar nos pontos. O que seria capaz de fazer com um carro mais rápido e mais fiável? Fica a eterna questão. 

Os Haas estiveram muito bem neste fim de semana, foram o quarto carro mais rápido e o destaque vai para Mick Schumacher. Ontem ficou muito chateado por não ter ordem para passar o seu colega, hoje passou-o e conseguiu um excelente sexto lugar. Grande corrida de Mick, e grande fim de semana da Haas que conquistou pontos importantes e muito valiosos, sem ainda uma atualização digna desse nome no carro. 

A McLaren conseguiu recuperar face ao que fez ontem e conseguiu  também dois carros nos pontos. Destaque para Lando Norris, mais uma grande corrida em Red Bull Ring. Desta vez não deu pódio mas, apesar da penalização por exceder limites de pista, conseguiu o sétimo posto e Ricciardo novamente nos pontos, mas novamente algo distante do seu colega de equipa. 

Do lado da Alfa Romeo, um fim de semana discreto, num carro que mostrou, a espaços, potencial para lutar por pontos, especialmente nas mãos de Valtteri Bottas, que na corrida não conseguiu mostrar esse potencial. Alex Albon conseguiu um bom resultado com o 12º posto, à frente de Lance Stroll, Zhou Guanyu, Pierre Gasly e Yuki Tsunoda, pilotos com uma tarde menos conseguida. Sebastian Vettel poderia ter conseguido um resultado mais interessante, mas um toque com Pierre Gasly estragou os planos (mau fim de semana para o francês da Alpha Tauri). 

Foi uma excelente corrida na Áustria, com drama e incerteza até ao fim. A Ferrari ganhou, mas tremeu, a Red Bull conseguiu o melhor possível, a Mercedes mostrou que está no bom caminho e a Haas foi o grande destaque do segundo pelotão.  

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado