GP Áustria F1: Filme da corrida

Por a 10 Julho 2022 15:46

Charles Leclerc conquistou a sua quinta vitória em corrida da carreira na Fórmula 1, no circuito austríaco do Red Bull Ring.

Todos os pneus pilotos arrancaram para a corrida austríaca com pneus médios, exceto Zhou Guanyu, Yuki Tsunoda, Sebastian Vettel e Fernando Alonso, que começaram com pneus duros.

Esteban Ocon iniciou hoje o seu 100º Grande Prémio de Fórmula 1 e Nicholas Latifi fez o seu 50º arranque. Lewis Hamilton esteve até à última sem saber se iria conseguir arrancar, com a equipa a trabalhar nos travões do Mercedes W13 até bem perto do início da corrida e Valtteri Bottas partiu do final do pitlane. 

Max Verstappen arrancou bem e segurou a liderança do pelotão, com George Russell prontamente a pressionar Carlos Sainz. O piloto espanhol teve mesmo de seguir pela escapatória, mas conseguiu segurar o terceiro posto até à travagem para a curva 3, quando Sergio Pérez se juntou à discussão e colocou pressão sobre o britânico da Mercedes. Na curva 4, Pérez e Russell sairam lado a lado e o piloto mexicano da Red Bull acabou na caixa de gravilha depois de um contacto entre ambos. Pérez conseguiu sair do local e parar na box, mas passou para a última posição do pelotão.

Mais atrás no pelotão, Mick Schumacher ultrapassou Lewis Hamilton, que baixou para o oitavo posto. Na frente, Charles Leclerc conseguiu manter-se dentro do DRS de Max Verstappen, enquanto Sainz estava a mais de 2 segundos do neerlandês. 

Após a luta na volta inicial com Pérez, George Russell passou a estar na frente de um grupo de 5 pilotos. Eram eles: Esteban Ocon, Kevin Magnussen, Schumacher e Hamilton.

Na volta 8 Leclerc mostrou-se pela primeira vez a Verstappen, encontrando pouco depois Pérez que foi dobrado por ambos. Duas voltas depois, o piloto monegasco da Ferrari tentou a ultrapassagem na curva 3, mas o líder defendeu bem e manteve a posição. 

George Russell foi penalizado com 5 segundos pelo contacto com Sergio Pérez, parando quase de imediato na box para cumprir a penalização e trocar pneus e asa dianteira.

Na volta 12, Leclerc conseguiu com sucesso a manobra de ultrapassagem na curva 4, mesmo no limite, mas sem contacto entre os carros. Uma ultrapassagem muito competente do monegasco. O piloto da Ferrari recebeu dois avisos sobre exceder os limites de pista. 

Verstappen parou na box no final da volta 13, trocando os pneus médios pelo composto mais duro da Pirelli e regressou à pista no oitavo posto.

Lewis Hamilton recuperou a posição a Schumacher entre o “esse” do Red Bull Ring, subindo ao quinto posto e pressionando prontamente Magnussen. O piloto da Mercedes não demorou muito a ultrapassar Magnussen, que parou logo de seguida na box.

Max Verstappen conseguiu ultrapassar Mick Schumacher mas tinha agora Hamilton à sua frente.

Sergio Pérez, na volta 17, viu a bandeira preta e branca por exceder os limites de pista. Na próxima vez, o mexicano seria penalizado automaticamente. Ainda nessa volta, Verstappen conseguiu ultrapassar Hamilton entre as curvas 3 e 4, alcançando o terceiro posto da classificação. Na frente, os dois Ferrari ainda não tinham parado e estavam com os mesmos pneus médios desde o início da corrida, enquanto Verstappen encurtava muito o terreno para os dois adversários.

No meio do pelotão juntaram-se quatro carros na discussão pela sexta posição. Tsunoda liderava Zhou, Alonso e Ocon. O piloto espanhol ultrapassou o piloto da Alfa Romeo, mas este respondeu à manobra, possibilitando a ultrapassagem de Ocon aos dois pilotos, na volta 23. Na volta seguinte, o piloto francês passou Tsunoda e assumiu o sexto posto.

A discussão entre Alonso e Zhou permitiu que Magnussen, Schumacher e Lando Norris se juntassem. Foram várias as trocas de posições entre estes pilotos que durou um par de voltas.

Na volta 26, Sergio Pérez parou na box para abandonar a corrida, na mesma volta em que Charles Leclerc parou para trocar os pneus médios por duros, regressando à pista no terceiro posto, à frente de Hamilton. Carlos Sainz parou no final da volta seguinte, regressando Verstappen à liderança do pelotão. 

Lewis Hamilton parou pela primeira vez no final da volta 28, na mesma altura em que Leclerc estabelecia a volta mais rápida. O britânico da Mercedes voltou à pista no sexto posto, atrás de Stroll e Ocon. O piloto canadiano da Aston Martin não tinha ainda parado na corrida e fê-lo no final dessa volta, permitindo a Hamilton ultrapassar Ocon e alcançar o quarto posto.

O primeiro piloto a ser penalizado durante a corrida por exceder os limites de pista foi Pierre Gasly, com Lando Norris a receber a mesma penalização pelo mesmo motivo.

Na volta 33, Leclerc recuperou a liderança, na mesma altura em que Verstappen se queixou de não ter aderência nos pneus dianteiros.

Fernando Alonso ultrapassou Yuki Tsunoda pelo 17º posto, mas o piloto japonês fechou a trajetória durante a manobra, o que levou o espanhol a gesticular para o adversário dentro do Alpine.

No final da volta 36, Verstappen voltou a parar na box, baixando para o terceiro lugar, com a Ferrari novamente sem responder à paragem da Red Bull.

Na volta 40, Sebastian Vettel saiu de pista, depois de um toque de Pierre Gasly na curva 4, quando o piloto da Aston Martin o tentava ultrapassar. Este incidente resultou numa nova penalização de 5 segundos para o piloto francês. 

Com as diversas paragens, as mexidas na classificação ocorriam em todas as voltas. Depois de parar pela segunda vez, George Russell era sétimo, atrás de Esteban Ocon, Fernando Alonso e Lewis Hamilton.

Na volta 49 a Ferrari voltou a parar Charles Leclerc, que voltou à pista no terceiro lugar a 3.6s de Verstappen. Carlos Sainz esteve na liderança até à sua paragem no final da volta seguinte.

Faltavam 20 voltas e Max Verstappen era líder, seguido de Charles Leclerc e Carlos Sainz. Lewis Hamilton era quarto, Alonso quinto e Ocon sexto. George Russell, Mick Schumacher, Kevin Magnussen e Lando Norris fechavam o top 10. 

Leclerc reassumiu a liderança com uma ultrapassagem na curva 3 na volta 53. Foi a terceira ultrapassagem do monegasco ao piloto da Red Bull. 

Entretanto, Lewis Hamilton tinha parado pela segunda vez e a Mercedes montou pneus médios para a fase final da corrida, esperando ter uma oportunidade nas últimas voltas.

Carlos Sainz estava mais próximo do Red Bull de Verstappen e ameaçava a ultrapassagem pelo segundo posto. No entanto, na volta 57, e quando estava muito perto da traseira do Red Bull, Sainz sentiu um problema no Ferrari F1-75 e parou. O carro teve um princípio de incêndio, obrigando a um período de Virtual Safety Car. 

Esse período permitiu a Leclerc parar para trocar os pneus duros por pneus médios, assim como Verstappen, que tinha 3.8s para tentar recuperar nas últimas 10 voltas. George Russell ultrapassou Esteban Ocon, subindo ao quarto lugar e colocou os dois Mercedes logo atrás dos dois líderes da corrida, com Hamilton novamente em lugares de pódio.

Desde a desistência de Carlos Sainz, Leclerc queixou-se à equipa de um problema no acelerador, quando tinha pouco mais de 3.3s de vantagem para o adversário. O monegasco não estava à vontade e começou a perder terreno para Verstappen, na mesma altura em que a corrida entrava nas últimas 5 voltas.

O Ferrari aguentou até ao final da corrida, permitindo a Charles Leclerc regressar, 3 meses depois, ao lugar mais alto do pódio na Fórmula 1.

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