Fórmula 3, Áustria: Jak Crawford vence corrida sprint
O jovem piloto da Red Bull Junior Team Jak Crawford (Prema) venceu a corrida Sprint do campeonato FIA de Fórmula 3 da ronda austríaca, realizada na “casa” da Red Bull. O piloto norte-americano até nem começou bem a corrida, perdendo uma posição na volta inicial e caindo para quarto classificado, mas conseguiu recuperar e acabou por ultrapassar Caio Collet (MP Motorsport) pela liderança da corrida. Collet liderou quase toda a corrida, mas depois de um período de Safety Car não conseguiu aguentar a pressão de Crawford. Franco Colapinto (Van Amersfoort Racing) fechou o pódio e Arthur Leclerc (Prema) terminou “colado” aos três primeiros, falhando por muito pouco uma posição de pódio.
Caio Collet manteve a liderança, mas a volta 1 ainda não tinha terminado quando Juan Manuel Correa (ART Grand Prix) conseguiu ultrapassar Collet e passar para a liderança da corrida. Também Franco Colapinto ultrapassou Jak Crawford e assumiu o terceiro posto.
O Safety Car teve de entrar em pista, depois do monolugar de Rafael Villagómez (Van Amersfoort Racing) ter ficado parado na curva 3 com a suspensão partida. O período de Safety Car durou apenas uma volta.
Enquanto Correa não teve muitas dificuldades em manter a liderança após a saída do SC, as lutas mais atrás no pelotão eram muitas e assim como as trocas de posições.
À passagem pela meta para a sexta volta, Correa sentiu problemas no carro e abrandou bastante na reta e sendo obrigado a abandonar a corrida. Collet ficou na liderança do pelotão, que seguia muito compacto, originando várias trocas de posições.
Na volta 9, a corrida entrou em período de Virtual Safety Car para ser possível a retirada do carro de William Alatalo (Jenzer Motorsport). Após o final desse período de VSC, Jak Crawford ultrapassou Franco Colapinto e passou para segundo classificado. Na mesma altura, poucos metros atrás de Colapinto e Crawford, a ultrapassagem de Arthur Leclerc na curva 3 a Zane Maloney (Trident) e Ollie Bearman (Prema) resultou num toque entre estes dois pilotos, o que levou ao abandono de Maloney e à entrada do Safety Car. Nesta altura Collet liderava, seguido de Crawford, Colapinto, Jonny Edgar (Trident) e Leclerc.
Após a saída do SC, Crawford atacou o líder Collet e conseguiu com sucesso passar para a liderança da corrida. Colapinto ainda tentou pressionar Collet e retirar alguma vantagem, mas o piloto brasileiro defendeu-se bem. Leclerc estava endiabrado e discutiu durante meia volta o quarto posto com Edgar, conseguindo ultrapassar o adversário no complexo das curvas 9 e 10.
Zdenek Chovanec (Charouz Racing System) sofreu um toque e fez um pião na volta 15 e passou para o fundo do pelotão.
Ao entrar nas últimas 5 voltas, Colapinto pressionava ainda mais o segundo classificado Collet, com as posições do pódio ainda por definir. Um pequeno erro de Colapinto numa das curvas do traçado austríaco, colocou-o mais longe de Collet e foi prontamente pressionado por Leclerc. Os quatro primeiros seguiam nesta altura, num mini-pelotão compacto, mas até ao final da corrida as posições não sofreram alterações e Crawford venceu, seguido de Collet e Colapinto, enquanto Leclec ficou muito perto do pódio.
Stanek foi o quinto classificado, seguido de Kaylen Frederick (Hitech GP), Edgar, Martins, Alexander Smolyar (MP Motorsport) e Isack Hadjar (Hitech GP). Bearman foi penalizado com 5 segundos e por isso perdeu o nono posto em que terminou em pista, caindo para 16º.
Pos. | Piloto | Equipa | Dif. |
---|---|---|---|
1 | Jak Crawford | Prema | 32:50.011s |
2 | Caio Collet | MP Motorsport | +0.626s |
3 | Franco Colapinto | Van Amersfoort Racing | +1.020s |
4 | Arthur Leclerc | Prema | +1.265s |
5 | Roman Stanek | Trident | +2.351s |
6 | Kaylen Frederick | Hitech GP | +6.178s |
7 | Jonny Edgar | Trident | +7.207s |
8 | Victor Martins | ART Grand Prix | +7.582s |
9 | Alexander Smolyar | MP Motorsport | +8.111s |
10 | Isack Hadjar | Hitech GP | +8.568s |
11 | Gregoire Saucy | ART Grand Prix | +8.959s |
12 | Zak O’Sullivan | Carlin | +9.362s |
13 | Pepe Marti | Campos Racing | +9.752s |
14 | Ido Cohen | Jenzer Motorsport | +10.311s |
15 | Francesco Pizzi | Charouz Racing System | +10.585s |
16 | Ollie Bearman | Prema | +10.606s |
17 | Reece Ushijima | Van Amersfoort Racing | +11.280s |
18 | Kush Maini | MP Motorsport | +12.495s |
19 | Brad Benavides | Carlin | +16.133s |
20 | Federico Malvestiti | Jenzer Motorsport | +17.119s |
21 | Hunter Yeany | Campos Racing | +19.716s |
22 | Laszlo Toth | Charouz Racing System | +19.964s |
23 | Nazim Azman | Hitech GP | +21.141s |
24 | David Vidales | Campos Racing | +21.637s |
25 | Enzo Trulli | Carlin | +50.504s |
26 | Zdenek Chovanec | Charouz Racing System | +54.445s |
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI