GT3 Cup, Portimão: Carlos Vieira foi o mais forte na corrida 1

Por a 9 Julho 2022 09:45

Carlos Vieira triunfou na primeira corrida da terceira jornada da GT3 Cup, no Autódromo Internacional do Algarve, controlando em absoluto Ricardo Costa e Vasco Barros, os seus opositores mais diretos.

“Estou muito feliz por mais esta vitória. Mantivemos um bom ritmo e voltei a conseguir a pontuação máxima, que era o meu objetivo. Amanhã espero repetir este resultado…”, declarou Vieira na hora de subir ao pódio.

Atrás de Vieira, Ricardo Costa passou por algumas dificuldades nas últimas voltas, pressionado por Vasco Barros. “A primeira metade da corrida foi ótima, mas a segunda acabou por ser terrível, em parte, também, devido à minha falta de preparação física. Comecei a cometer alguns exageros e nas últimas voltas o Vasco aproximou-se, exercendo uma grande pressão. De qualquer modo, este segundo lugar deixa-me radiante”, confessava Costa, enquanto Vasco Barros se lamentava de problemas de travões e não só: “No início o Vieira bloqueou-me um pouco, talvez para proteger o seu colega de equipa [Ricardo Costa] e perdi ligeiramente o contacto, só que depois os travões deixaram de ser eficazes e refreei um pouco o ritmo. Contudo, na parte final consegui aproximar-me do Ricardo, ainda tive esperanças de passá-lo, mas não deu”, referia o jovem piloto da Lob Motorsport.

Desde o início que Jorge Areia foi perdendo terreno para o trio da dianteira, embora com uma margem confortável face a João Parreira, o quarto classificado e vencedor destacado da classe GD. “Procurei não entrar em loucuras na primeira curva, fiz duas ultrapassagens e depois foi só gerir a liderança da classe”, contava Parreira, que terminou com uma vantagem confortável face a Rui Miritta, o qual não escondia a sua satisfação: “Depois do panorama negro de Valência, aqui está a resposta…”. E o terceiro posicionado, Miguel Caetano, também tinha motivos para estar satisfeito: “Sofri uma penalização e parti mais atrás, acabando à frente do meu adversário direto [João Vieira] no troféu, o que é importante, para além de me ter divertido bastante”.

Bastante mais renhida foi a luta pelo pódio da classe AM, ganha por André Fernandes, que desde o início se posicionou muito bem, explicando: “Tentei não bater em ninguém no arranque e o objetivo foi chegar ao fim, depois de ter ficado a zero, a nível de pontos, em Valência. Correu tudo bem nesta pista fabulosa”. Mais atrás, René Quintaneiro resistiu até onde pôde à pressão de Alexandre Martins, acabando por ser desalojado do segundo lugar: “Já não tinha ritmo nem forças para aguentar a segunda posição. Mas foi uma corrida espetacular e não há nada como guiar um Porsche numa pista como esta”, referia o terceiro classificado, enquanto o segundo, Alexandre Martins, contava: “Fiz um bom arranque, mas de início ‘queimei’ os pneus, o que me levou a falhar uma travagem e ser ultrapassado. Depois foi tentar recuperar ao máximo, mas ter ou não patilhas no volante para mudar de caixa faz toda a diferença e tive muitas dificuldades, mas o resultado foi bom”.

A qualificação 2 tem início às 09h40 e a segunda corrida realiza-se às 12h35.

Corrida 1 (classificação oficiosa)

1º, Carlos Vieira (Veloso Motorsport/PRO/AM+), 13 voltas

2º, Ricardo Costa (Veloso Motorsport/PRO/AM+)

3º, Vasco Barros (Lob Motorsport/PRO/AM+)

4º, Jorge Areia (PRO/AM+)

5º, João Parreira (Rosário Classics/GD)

6º, André Fernandes (AM)

7º, Alexandre Martins (AM)

8º, René Quintaneiro (Monteiros Competições/AM)

9º, Ricardo F. Costa (SC)

10º, Leandro Martins (P 21 Motorsport/SC)

11º, Rui Miritta (Monteiros Competições/GD)

12º, Miguel Caetano (GD)

13º, João Vieira (Araújo Competições/GD)

14º, Álvaro Ramos (Araújo Competições/GD), a 1 volta

15º, Jorge Brioso (AM), a 1 volta

Volta mais rápida: Carlos Vieira, 1.49.084

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado