C. Start de Ralis/Rally Resende Douro Verde: Pedro Melo impôs o ‘fator casa’

Por a 4 Julho 2022 09:40

Tripulando um BMW M3, Pedro Melo e Nicolau Rabaça venceram o Rally Resende Douro Verde, quarta prova do Campeonato Start Centro de Ralis. Jorge Carvalho/Rodrigo Pinheiro (Peugeot 208 R2) fizeram a melhor operação para o campeonato que ‘vencendo’ entre os concorrentes da competição.

O piloto do BMW M3 impôs o seu melhor conhecimento das estradas face aos concorrentes do Campeonato Start Centro de Ralis, com estes mais focados na luta direta pelo título. Jorge Carvalho selou quase de vez essas contas, ao terminar em segundo de geral, com o pódio do rali a ficar completo com Fábio Santos/Ricardo Sismeiro (Citroën Saxo VTS) no terceiro posto.

A 2ª edição do Rally Resende Douro Verde levou até à margem sul do Douro o Campeonato Start Centro de Ralis, numa prova que mereceu elogios por parte dos competidores. A prova do Targa Clube era importante na luta pelo título e logo num rali em que os principais protagonistas nunca tinham competido.

Marco Almeida (Renault Clio) foi o primeiro líder, sofrendo depois uma penalização de 10s por falsa partida. Depois, chegou à liderança da prova na PE3, mas, na PEC 4 rodou com pneus de seco à chuva e perdeu muito tempo. Mesmo assim terminaria na 4ª posição da geral.

Quanto a Pedro Melo, apesar de um susto logo na super especial quando teve uma ligeira saída de estrada, impôs um forte ritmo nas quatro primeiras PE de domingo, atingindo o fim da secção matinal com uma vantagem de quase meio minuto, limitando-se depois a controlar: “Estamos muito felizes com esta vitória. O rali até começou mal, mas a equipa reparar o carro e, no domingo atacámos a fundo e tudo correu bem. Esta é apenas o nosso segundo rali e vencer, logo em casa e perante pilotos de nomeada, é motivo de orgulho!”, disse. O 2º posto foi alvo de uma luta intensa, tendo passado pela posição várias equipas.

José M. Gomes e Fábio Reis, foram os líderes iniciais do rali, caíram para segundo na PEC 2, com a dupla do Renault Clio RS a claudicar no terceiro troço, abandonando a prova.

Foi substituído na posição pelo futuro vencedor do rali e, quanto este ascendeu ao comando, o 2º lugar foi herdado por Fábia Santos e Ricardo Sismeiro, a três classificativas do fecho da prova. A dupla de Leiria está de regresso às boas exibições com o Citroen Saxo e disputaram taco-a-taco a posição até final com os líderes do campeonato, Jorge Carvalho e Rodrigo Pinheiro, num Peugeot 208 VTI R2.

Fábio Santos ainda resistiu aos ataques de Carvalho até ao penúltimo troço e os dois entraram para a derradeira especial separados por 0,6 segundos.

Carvalho foi mais forte e garantiu o segundo lugar final, resultado que lhe granjeou a recolha do máximo de pontos e praticamente selou as contas do título:

“Foi um rali incrível. Os troços são fantásticos e estou muito satisfeito com a nossa exibição”, salientou Jorge Carvalho que considerou ainda que “este 2º lugar tem um sabor muito especial pois o título fica nas nossas mãos, bastando agora apenas alinhar à partida na última prova da temporada. É um título que nos deixa felizes e que julgo ser inteiramente merecido”.

Quanto a Fábio Santos, ao 3º lugar da geral, que se transforma no seu melhor e resultado da temporada e que lhe permite saltar para a segunda posição do campeonato, juntou ainda a vitória nas lides do 5º Desafio Kumho Portugal.

Uma referência para a boa prova de Armando Carvalho e Ana Santos. A dupla colocou o seu Peugeot 208 VTI R2 no 5º lugar da geral, recolhendo os pontos relativos à terceira posição entre os inscritos no campeonato. Foi uma boa operação pontual em Resende, que os fez manter a terceira posição na tabela da geral do Start Centro.

Por outro lado, o Rally Resende Douro Verde transformou-se uma prova para esquecer para um dos candidatos ao título. O jovem Pedro Pereira que é navegado por Tiago Silva nunca fez valer o seu estatuto de 2º classificado no campeonato à chegada a esta prova. O 8º posto final fê-lo cair para 4º no campeonato, a uma prova do fim.

Uma palavra final para o triunfo de José Carlos pouca Sorte e Tiago Fontão na Prova Extra. Aos comandos de um VW Golf GTI R35, a dupla de Resende foi ainda a equipa mais rápida entre todas as que competiram numa prova que viu chegar ao fim 17 das 25 equipas que partiram.

Pos Piloto/Navegador Carro Tempo/Dif Classe

1 Melo Pedro – Rabaça Nicolau BMW M3 E36 38:48.5 X2-12

2 Carvalho Jorge – Pinheiro Rodrigo Peugeot 208 R2 +24.3 P1-2

3 Santos Fábio – Sismeiro Ricardo Citroën Saxo VTS +29.8 X1-9

4 Almeida Marco – Silva Miguel Renault Clio +37.7 X2-10

5 Carvalho Armando – Santos Ana Peugeot 208 R2 +53.0 P1-2

6 Silva Pedro – Ribeiro Luís Renault Clio Rally5 +1:01.3 P2-4

7 Coelho Ricardo – Santana Pedro Toyota Starlet EP91 +1:13.0 X1-8

8 Pereira Jr. Pedro – Silva Tiago Peugeot 208 R2 +1:33.7 P1-2

9 Viana Martins José – Palmeira G. Renault Clio III RS +1:43.8 P2-3

10 Borges José Luís – Nunes Luís Citroën C2 R2 Max +2:11.0 X1-9

FOTOS Pedro Monserrate

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado