Vila Real, WTCR: Rob Huff aproveita Joker Lap e vence corrida 2
Rob Huff (Cupra) foi o vencedor da corrida 2 do WTCR em Vila Real. O piloto da Zengo teve a melhor estratégia de corrida e aproveitou a Joker Lap para vencer, sendo a quarta vez que sobe ao pódio em cinco corridas, numa série tremenda. Tiago Monteiro (Honda) ficou fora de prova logo na segunda volta.
No arranque, Yvan Muller (Lynk &Co) defendeu-se bem dos ataques de Attila Tassi (Honda) e Mikel Azcona (Hyundai) com Huff, Mehdi Bennani (Audi), Norbert Michelisz (Hyundai), Ma Qing Hua (Lynk &Co) Nestor Girolami, Yann Ehrlacher (Lynk &Co) e Santiago Urrutia (Lynk &Co).
Muller afastou-se da concorrência enquanto Tassi segurava Azcona, com Huff à espreita. Mas ainda na segunda volta, Monteiro apareceu parado na pista com Esteban Guerrieri (Honda). O argentino forçou a ultrapassagem e o toque com o Honda de Monteiro atirou o português contra as proteções, com ambos os carros a ficarem parados em pista. A situação motivou Safety Car.
No recomeço da prova, Muller aguentou Tassi com facilidade, enquanto Azcona se defendia dos ataques de Huff e Michelisz se defendia de Ma. Azcona foi o primeiro a ir à Joker Lap (falhou a entrada na trajetória alternativa, sem grande prejuízo). na volta 6, perdendo apenas uma posição. Mehdi Bennani perdeu duas posições na sua ida à joker.
Tassi foi à Joker na volta 7 e entregava o segundo lugar a Huff. Muller foi à Joker pouco depois, na pior altura e perdeu lugares para Huff, Tassi e Azcona, numa má decisão por parte da equipa. Huff assumiu a liderança da prova e começou a cavar o fosso para Tassi. Com duas voltas na liderança, Huff apertava com o ritmo e ficava a mais de 2 segundos de Tassi, que segurava atrás de si Azcona, o que beneficiava o britânico da Zengo. Mais atrás, Girolami defendia-se de Urrutia, numa altura em que Azcona era investigado por uma infração na passagem pela Joker Lap.
Huff ia alargando a vantagem e a cinco minutos do fim tinha pouco menos de três segundos e meio de vantagem para Tassi. Foi na volta seguinte que o britânico foi à joker e saiu na liderança, na mesma altura em que Dani Nagy falhou a saída na chicane da Araucária, e bateu nas proteções, com Berthon a não evitar o contacto, ficando os dois carros parados em pista, motivando um Safety Car. O Safety Car apenas saiu na última volta e Huff teve apenas de defender-se num curto sprint até a reta da meta, confirmando a vitória. Tassi foi segundo e Azcona completou o top 3.
Huff foi o destaque desta corrida, com uma gestão muito inteligente da entrada na Joker Lap. Esperou pacientemente até chegar à liderança e quando isso aconteceu, acelerou e nunca mais ninguém o apanhou. Brilhante vitória, com Tassi por perto, numa corrida em que esteve sempre sob pressão mas nunca cedeu aos intentos de Azcona que volta a subir ao pódio em Vila Real. Muller foi o grande prejudicado desta corrida, com uma estratégia menos conseguida.
Chega assim ao fim a festa transmontana, com um fim de semana em grande e com o WTCR a finalmente matar saudades da “Bila”.