GP Grã-Bretanha F1: destaques da qualificação

Por a 2 Julho 2022 16:51

Sem dúvida que os dois pontos altos desta qualificação são a primeira pole position de Carlos Sainz na Fórmula 1 e a primeira passagem de Nicholas Latifi à Q3. O próprio espanhol não esperava, tal a sua surpresa no final: “A sério?!” disse um Sainz risonho quando informado da pole. “Cum caraças, eu não esperava esta! Estava terrível na pista”.

O duo da Mercedes, Lewis Hamilton e George Russell, ficaram separados por menos de dois décimos, no entanto Hamilton foi quinto e Russell apenas oitavo, com Lando Norris (McLaren) e Fernando Alonso (Alpine) a separá-los. Tal o equilíbrio e a incerteza desta qualificação.

Já a Williams deu a Alex Albon um Williams FW44/Mercedes versão B, supostamente mais competitivo, mas ironicamente o anglo-tailandês não passou da Q1 e Latifi chega à Q3. É a beleza das corridas em que tudo é incerto.

Tratou-se duma qualificação muito bem disputada em todas as suas fases, com pilotos de maior nomeada a terem de “dar ao pedal” na Q1 e Q2, apanhando alguns sustos, mas com a pista muito molhada e a chuva a aumentar e diminuir de intensidade, isso colocou muitas incógnitas, porque os pilotos e as equipas dificilmente poderiam saber a melhor altura para colocar em prática a sua estratégia.

Como sempre quando há qualificações à chuva, há surpresas, e da já referida de Latifi, podemos destacar também Guanyu Zhou (Alfa Romeo C42/Ferrari), que pela segunda vez em 10 qualificações, chega ao top 10. Curiosamente, as duas à chuva. Não deve ser coincidência.

Até aqui, só Charles Leclerc, Sergio Pérez e Max Verstappen tinham obtido poles: Carlos Sainz é o quarto piloto do ano a fazê-lo. Lance Stroll (Aston Martin AMR22/Mercedes) costuma dar-se bem à chuva, desta feita não foi além do 20º lugar.

Sebastian Vettel (Aston Martin AMR22/Mercedes) também foi eliminado na Q1, pelo que a Aston Martin, e pela quarta vez este ano, ficou logo na Q1 com os seus dois pilotos eliminados.

As eliminações na Q2 foram decididas com vários minutos ainda pela frente nessa fase da qualificação, o que levou os pilotos na zona de eliminação a tentarem voltas ‘desesperadas’ na tentativa de uma melhoria que depressa se perceberam não ir suceder já que as condições de pista pioravam a cada minuto que passava.

Pierre Gasly ficou-se pela 11ª posição, não passou à Q3, mas para quem esteve quase a ser eliminado na Q1, foi um mal menor. O piloto da Alfa Romeo, Valtteri Bottas teve de se contentar com a 12ª posição, à frente do companheiro de equipa Gasly na Alpha Tauri, Yuki Tsunoda, depois de lamentar um erro na sua melhor volta, enquanto Daniel Ricciardo (McLaren), terminou a sessão a 2,5s do seu companheiro de equipa, Lando Norris. Outro exemplo, Esteban Ocon ficou quase três segundos de Fernando Alonso, com o francês a qualificar-se no 15º lugar.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado