GP Grã-Bretanha F1: Pole position surpreendente de Carlos Sainz
Carlos Sainz conquistou a sua primeira pole position da carreira na Fórmula 1, depois de surpreender os adversários na complicada sessão de qualificação do GP da Grã-Bretanha. Max Verstappen vai arrancar da segunda posição da grelha de partida, enquanto Charles Leclerc e Sergio Pérez vão partilhar a segunda fila.
Ao contrário das duas fases anteriores, a Q3 iniciou-se sem chuva, mas com a pista ainda molhada. Assim sendo, os pilotos tiveram pressa para sair para a pista e aproveitar enquanto não voltava a chover, mas essa não era a maior novidade na Q3 do GP da Grã-Bretanha, era sim Nicholas Latifi.
O piloto canadiano não saiu para a pista como todos os restantes nove pilotos e quando Max Vestappen estava a ser o piloto mais rápido em pista, sofreu um pião que abortou essa tentativa, deixando o topo da tabela de tempos para Zhou Guanyu. O tempo do piloto da Alfa Romeo foi batido por Fernando Alonso, com 1:46.227s.
O neerlandês da Red Bull voltou a fazer os melhores registos nos setores 1 e 2, mas voltou a sofrer com as condições de pista e seguiu em frente numa curva do último setor, não permitindo passar para a liderança da tabela de tempos, com Leclerc a aproveitar e passar para a frente com o tempo de 1:44.844s. Verstappen “vingou” as últimas duas tentativas, passando a liderar com o tempo 1:42.996s, seguindo-se Lewis Hamilton a 0.254s do adversário quando começou a chover com mais intensidade.
Com menos de 3 minutos para o final da Q3, os dois Ferrari estavam afastados dos lugares cimeiros, mas Leclerc tratou de alterar essa situação, passando para segundo. Hamilton quis intrometer-se e voltou ao segundo lugar da tabela de tempos.
Carlos Sainz melhorou o seu tempo e colocou-se com o tempo mais rápido, mas Leclerc e Verstappen vinham numa volta rápida. Verstappen regressou ao topo da tabela de tempos com o tempo 1:41.055s, deixando Leclerc a 0.243s e Pérez a 1.024s.
Carlos Sainz respondeu na sua última tentativa e passou para o primeiro lugar, com o tempo de 1:40.893s, surpreendendo todos, inclusivamente o piloto.
É na chuva onde os pilotos tem oportunidade de fazer alguma diferença e o grande pagode foi, sem duvida, Vettel ter sido claramente batido por…Latifi!
Quanto ao resto, parabéns a Sainz que já merecia uma pole.
Cumprimentos
Qualificação com chuva dá sempre uma grelha com surpresas. Se os quatro primeiros foram os suspeitos do costume, embora numa ordem ligeiramente diferente, a presença do Latifi na Q3 foi uma enorme surpresa. Acontece… quando se consegue fazer o tempo no momento certo. Deve-lhe ter sabido a vitória.
Esperemos que a corrida decorra sem chuva, para podermos verificar se os muitos upgrades das equipas funcionam ou não.