GP Grã-Bretanha F1, TL3: Max Verstappen na frente, Red Bull deixa forte ‘aviso’…
A Red Bull liderou o 3º treino livre ao colocar os seus dois pilotos na frente e deixou um forte aviso à concorrência. A Ferrari é segunda, mas a Mercedes está muito perto e logo com os seus dois pilotos.
Max Verstappen (Red Bull RB18) foi o mais rápido no 3º treino livre do GP da Grã-Bretanha, que se realizou com pista seca, deixando claro que a Red Bull está mais forte que a Ferrari. Para o comprovar, Sergio Perez (Red Bull RB18), que ontem teve um dia difícil, foi hoje segundo, sem surpresa, pois a Red Bull descobriu ontem que a centralina do RB18 do mexicano não estava a funcionar bem, o que justifica as suas dificuldades. Ainda assim diferença bem grande para Verstappen, 0.410s.
Charles Leclerc (Ferrari F1-75) foi terceiro a 0.447s, na frente do melhor dos Mercedes, o de George Russell (Mercedes F1 W13/Mercedes), que terminou a 0.525s da frente, com Lewis Hamilton (Mercedes F1 W13/Mercedes) logo a seguir a 0.587s de Verstappen.
Depois de ontem ter liderado o Carlos Sainz (Ferrari F1-75) teve hoje bastante mais dificuldades, que há-de explicar daqui a pouco, sendo apenas sexto atrás dos dois Mercedes, o que está longe de ser suposto, nesta altura.
Lando Norris (McLaren MCL36/Mercedes) foi sétimo, a 1.201s, mas o seu colega de equipa, Daniel Ricciardo (McLaren MCL36/Mercedes)teve grandes problemas, e foi 18º a 2.392s
Valtteri Bottas (Alfa Romeo C42/Ferrari) foi oitavo na frente de Mick Schumacher (Haas VF-22/Ferrari) e Fernando Alonso (Alpine A522/Renault). Sessão prometedora para o homem da Alfa Romeo e ainda mais para o alemão da Haas, mas Alonso ficou um pouco abaixo do esperado. Resta saber se chove na qualificação, as possibilidades são grandes, mas parecem estar a diminuir.
Parece ter ficado claro que a Red Bull quis mandar uma mensagem aos rivais antes da qualificação.
A confirmarem-se estes andamentos, a qualificação deve ser muito interessante, mas não na frente, mas sim logo a seguir com a Red Bull à frente por uma margem considerável, mas a Ferrari e Mercedes parecem estar bastante próximas uma da outra.
A luta no meio do pelotão também deve ser intrigante, com Lando Norris na ‘frente’, mas tudo muito equilibrado.
Se acreditarmos nas previsões, então podemos esperar alguma chuva na qualificação, e tendo em conta o que vimos em Montreal, isso criou uma grelha mista, pelo que algo semelhante pode suceder mais logo
Filme da sessão
Com 10 minutos de sessão, Charles Leclerc (Ferrari F1-75) e Carlos Sainz (Ferrari F1-75) estavam na frente separados por 0.177s logo seguidos dos dois carros da Alfa Romeo, Valtteri Bottas (Alfa Romeo C42/Ferrari) e Guanyu Zhou (Alfa Romeo C42/Ferrari) e os dois McLaren, com Lando Norris (McLaren MCL36/Mercedes) na frente de Daniel Ricciardo (McLaren MCL36/Mercedes).
Com 11 minutos da sessão, Sergio Perez (Red Bull RB18) colocou o seu Red Bull em segundo a 0.177s com
Lewis Hamilton (Mercedes F1 W13/Mercedes) a colocar-se em terceiro a 0.323s.
Depois foi a vez de George Russell (Mercedes F1 W13/Mercedes) ascender à terceira posição a 0.305s de Leclerc, isto com 15 minutos de sessão.
Max Verstappen (Red Bull RB18) veio para a pista apenas com 20 minutos de treino já decorridos, e colocou o seu Red Bull…no 1º lugar com 1m28.541s, deixando Leclerc a 0.480s
George Russell (Mercedes F1 W13/Mercedes) foi para o terceiro lugar com 25 minutos de sessão, 0.365s.
Pouco depois foi a vez de Carlos Sainz (Ferrari F1-75)subir à terceira posição, a 0.341s de Verstappen.
Com os pilotos cada vez mais a fazer cair os seus melhores registos, desta feita foi a vez de Lewis Hamilton (Mercedes F1 W13/Mercedes) passar para segundo, que ficou a 0.199s do piloto da Red Bull, melhorando pouco depois colocando a margem em 0.102s. Nesta altura, com metade da sessão decorrida, Leclerc já estava a 0.474s.
Depois de um período mais calmo em pista, a cerca de 20 minutos, estava mais perto o momento em que as equipas passariam a fazer simulações de qualificação. Com a pista seca, não será totalmente indicativa para a sessão que se realiza mais tarde, já que aí deverá chover… forte.
Por dois milésimos, Charles Leclerc (Ferrari F1-75) não bate o tempo de Verstappen, faltavam 16 minutos para o final da sessão.
Logo a seguir, Max Verstappen (Red Bull RB18) melhor os três setores e logicamente o seu melhor registo, recolocando Leclerc a 0.487s. Sergio Perez (Red Bull RB18) colocou-se a 0.410s do seu colega de equipa, no segundo lugar, registos que não mudaram até ao fim da sessão, apesar de várias tentativas.
Boa quali para a Mercedes mas longe do topo.