GP Grã-Bretanha F1, números são claros: Ferrari e Red Bull lutam pela pole, mas a chuva…
Ainda com o 3º treino livre pela frente, o dia de ontem redundou no facto da Ferrari estar mais rápida numa volta de qualificação, com a Red Bull logo atrás e não muito longe. 0.140s é o que separa as duas equipas com a terceira colocada nesta ‘métrica’, a ser a Mercedes, a mais de meio segundo.
Perto da Mercedes está a McLaren, pouco mais de um décimo atrás, e a partir daí as diferenças aumentam significativamente.
A Alpine está a mais de meio segundo, mas ironicamente com a meteorologia que se espera para a qualificação, chuva forte, Fernando Alonso pode fazer o mesmo que no Canadá quando colocou o seu monolugar na primeira linha da grelha de partida.
Segue-se a Alpha Tauri na ordem, depois a Aston Martin, a Haas, e surpreendentemente a Alfa Romeo, que se esperava poder estar bem mais à frente, mas não é isso que dizem os números. Por fim, a Williams, que nem com uma forte atualização do seu carro mudou muito as coisas.
Como já percebeu, isto são os dados para pista seca. Caso chova, como se prevê, todos estes números têm muito pouco valor, ainda que a ordem não deve variar muito face ao ritmo de piso seco, pois passa a ser o piloto a ter a ‘primazia’ ao invés do carro…