Circuito Vila Real, CPV, Fábio Mota: “conseguimos estar na luta com os carros de classes superiores”
Fábio Mota esteve em bom plano no primeiro dia da ronda de Vila Real do Campeonato de Portugal de Velocidade, tendo sido o mais rápido da sua categoria na sessão de qualificação.
Os testes e a sessão de treinos livres correram bem ao piloto de Vila Nova de Gaia e ao seu colega de equipa, Bruno Pires, que colocaram o Porsche 997 GT3 Cup em boas posições, batendo até diversos carros de classes superiores. As expectativas eram positivas para a dupla de pilotos, muito embora só tivesse ao seu dispor um jogo de pneus, por imposição regulamentar, o que se revelaria um grande desafio, face ao muito calor que se fez sentir no Circuito Internacional de Vila Real. Ainda assim, a dupla do Porsche preparado pela Fabela Sport esteve em bom nível, com Bruno Pires a realizar a primeira qualificação, logo com pneus mais frescos, a assegurar o terceiro lugar. Fábio Mota ficou com a segunda sessão, com os pneus já mais usados, o gaiense assegurou o sexto lugar da geral, que lhe garantiu a melhor posição entre os concorrentes da classe GTC.
No final, o piloto de Vila Nova de Gaia estava satisfeito com os resultados, dadas as condicionantes. “Na nossa classe só podemos usar um jogo de pneus durante todo o fim-de-semana e já sabíamos que a segunda sessão de qualificação seria mais difícil, o que acabou por acontecer. Os pneus perderam a performance máxima e eu não pude reproduzir o andamento do Bruno. Ainda assim, fomos os mais fortes da nossa classe, confortavelmente, e conseguimos estar na luta com os carros de classes superiores, o que nos deixa muito satisfeitos”, afirmou Fábio Mota.
Para as corridas, Mota, que já venceu em Vila Real, espera uma tarefa difícil, uma vez que se espera muito calor e os pneus, que serão os usados hoje, deverão se ressentir. “Estamos conscientes de que teremos muitos problemas com os pneumáticos nas duas provas. Vamos gerir o desgaste das borrachas desde o arranque de modo a podermos ter bons resultados em ambas as corridas e vencer a nossa classe. Temos ainda a vontade de dar luta aos carros de classes superiores, como conseguimos fazer nas qualificações, e contamos com um Porsche muito bem afinado, como é apanágio da Fabela Sport”, sublinhou Fábio Mota.
A corrida de amanhã terá o seu início às 16h00, ao passo que a segunda terá luz verde às 15h30 de domingo.