Circuito Vila Real, CPV: Francisco Mora conquistaas duas “pole position”
Francisco Mora, no CUPRA TCR, foi a grande figura, na tarde deste sábado, das duas sessões de qualificação da segunda jornada do Campeonato de Portugal de Velocidade (CPV) by Hankook, no Circuito de Vila Real, ao conquistar a “pole position” para as duas corridas do fim de semana, deixando bem vincada a superioridade dos TCR face aos GT4 na discussão das melhores posições da grelha de partida. Contudo, um cenário diferente poderá acontecer em corrida, já que a duração de cada uma é de 45 minutos e a gestão de pneus vai ser determinante na discussão da vitória.
“Nesta pista, com corretores altos e várias chicanes, creio que um TCR se encaixa melhor que um McLaren, que tem alguns dispositivos que interferem na condução, como o controlo de tração e o de estabilidade, que não se desligam, obrigando o piloto a adaptar-se. Passamos por cima de muitos corretores altos e quase temos de descobrir como ‘enganar’ os dispositivos de ajuda à condução. Guiar o McLaren numa pista do como a do Estoril é muito mais fácil…”, comentava Pedro Salvador, que na segunda sessão conseguiu colocar o GT4 da SMC Junior Motorsport na segunda posição, ao lado do CUPRA TCR de Mora.
“Não tenho dúvidas que os TCR são mais ágeis nesta pista face aos GT4, por causa das chicanes, mas eu diria que aqueles últimos terão vantagem nas travagens, pois dispõem de ABS. Eu creio que em corrida a situação mudará de figura, pois em 45 minutos julgo que os GT4 conseguem uma melhor gestão dos pneus, mas estou na expetativa”, referia o detentor do título de campeão nacional de velocidade.
Na primeira sessão, Daniel Teixeira conquistou o segundo lugar, ao lado de Mora, reforçando o domínio TCR, mas na segunda, com o motor do CUPRA a falhar, apenas conseguiu completar uma volta e “só deu para ser quinto classificado”. A terceira posição da categoria nunca esteve em risco para o Hyundai Elantra da Sport & You de António Coimbra e Luís Silva, que lograram superiorizar-se ao motard Miguel Oliveira (Hyundai i30 N) e ao seu pai, Paulo Oliveira.
Entre os GTC, Bruno Pires e Fábio Mota, no Porsche 911 da Fabela Sport, estiveram sempre na dianteira e desta vez os Ginetta da Tockwith Motorsports, devido a diversos contratempos mecânicos, estiveram longe das expetativas, sendo até superados pelos Skoda Octavia da Monteiros Competições do checo Ondrej Krupka e da dupla Nuno Breda/Nuno Teixeira.
Na categoria GT4, o acidente de Tom Roche, que faz dupla com Marmaduke Hall, na primeira qualificação com o Ginetta G55 da Tockwith Motorsports, levando a uma interrupção, condicionou a parte final da sessão, mas nem por isso os dois McLaren 570S – Álvaro Ramos, por razões profissionais inadiáveis, estará ausente em Vila Real – de Miguel Cristóvão/Francisco Carvalho e de André Pimenta/Pedro Salvador, e o Audi R8 LMS de Jorge Rodrigues/Patrick Cunha ficaram distantes, a nível de andamento.
Face ao exposto, é com natural expetativa que se aguarda pela primeira corrida do programa, na tarde deste sábado, para se desfazerem dúvidas relativas à “performance” dos GT4 em relação aos TCR ao longo de 45 minutos…
QUALIFICAÇÃO 1
1º, Francisco Mora (Veloso Motorsport/CUPRA TCR/TCR), 2.03.891
2º, Daniel Teixeira (JT 59 Racing Team/CUPRA TCR/TCR), 2.05.591
3º, Bruno Pires (Fabela Sport/Porsche 911 Cup/GTC), 2.06.774
4º, Miguel Cristóvão (Araújo Competição/McLaren 570S GT4/Bronze), 2.07.425
5º, André Pimenta (SMC Junior Motorsport/McLaren 570S/GT4 PRO), 2.08.079
6º, Tom Roche (Tockwith Motorsports/Ginetta G55/GT4 PRO), 2.09.200
7º, Jorge Rodrigues (Veloso Motorsport/Audi R8 LMS/GT4 Bronze), 2.10.763
8º, António Coimbra (Sports & You/Hyundai Elantra N TCR/TCR), 2.14.013
9º, Ondrej Krupka (Monteiros Competições/Skoda Octavia/GTC), 2.16.232
10º, Miguel Oliveira (Hyundai Portugal/Hyundai i30 N TCR/TCR), 2.17.566
11º, Nuno Breda (Monteiros Competições/Skoda Octavia/GTC), 2.25.831
12º, Paulo Sousa/Aubrey Hall (Tockwith Motorsports/Ginetta G50/GTC), 2.35.670
13º, António Veloso (Veloso Motorsport/Fiat 500 Abarth/Abarth), 2.41.224
14º, Damian Hirst (Tockwith Motorsports/Ginetta G50/GTC), sem tempo
QUALIFICAÇÃO 2
1º, Francisco Mora (Veloso Motorsport/CUPRA TCR/TCR), 2.03.143
2º, Pedro Salvador (SMC Junior Motorsport/McLaren 570S/GT4 PRO), 2.04.610
3º, Francisco Carvalho (Araújo Competição/McLaren 570S GT4/Bronze), 2.05.008
4º, Patrick Cunha (Veloso Motorsport/Audi R8 LMS/GT4 Bronze), 2.05.354
5º, Daniel Teixeira (JT 59 Racing Team/CUPRA TCR/TCR), 2.06.025
6º, Fábio Mota (Fabela Sport/Porsche 911 Cup/GTC), 2.08.590
7º, Paulo Oliveira (Hyundai Portugal/Hyundai i30 N TCR/TCR), 2.15.564
8º, Luís Silva (Sports & You/Hyundai Elantra N TCR/TCR), 2.17.704
9º, Nuno Teixeira (Monteiros Competições/Skoda Octavia/GTC), 2.21.535
10º, Ondrej Krupka (Monteiros Competições/Skoda Octavia/GTC), 2.31.693
11º, Jemma Moore (Tockwith Motorsports/Ginetta G50/GTC), st
12º, António Veloso (Veloso Motorsport/Fiat 500 Abarth/Abarth), st
13º, Aubrey Hall (Tockwith Motorsports/Ginetta G50/GTC), st
14º, Marmaduke Hall (Tockwith Motorsports/Ginetta G55/GT4 PRO), st