GP Grã-Bretanha F1, TL1: Valtteri Bottas na frente, chuva deixou metade do pelotão sem tempos
Como se esperava, o primeiro treino livre do GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1, 10ª prova da temporada, recebeu a ‘visita’ da (muita) chuva, numa sessão em que várias equipas trouxeram alterações nos seus carros, mas poucas delas tiveram a possibilidade de as avaliar.
Choveu muito, a meio da sessão parou a chuva, a pista secou um pouco e foi nessa altura que alguns pilotos registaram os seus melhores registos, mas vários mantiveram-se com os que tinham feito com a pista muito molhada, daí as enormes discrepâncias na tabela de tempos.
No que às atualizações diz respeito, a Red Bull tem um novo capot motor, novo fundo agora nos dois carros de Max Verstappen e Sergio Pérez e ainda modificações nos travões.
A Ferrari surge com um capot motor novo, pontões laterais diferentes do que já foi visto até aqui, novos retrovisores e ainda mudanças no fundo do carro.
A Mercedes tem uma nova suspensão da frente, e muitas novidades nos pontões, diferentes do Canadá. Tem também uma nova asa posterior.
A McLaren e Alpine têm alterações de pequena monta, já a Aston Martin tem muitas modificações no seu monolugar. Por fim a Williams, que tem basicamente um monolugar completamente novo, uma espécie de versão B, mas só para Alex Albon, sendo que o piloto tailandês, que também usa um novo capacete este fim-de-semana, será o único piloto a correr as atualizações este fim-de-semana, uma vez que Nicholas Latifi terá de esperar mais algumas corridas.
Filme da sessão
Com a chuva a cair muito na fase inicial da sessão, ainda assim alguns pilotos foram para a pista. Só com cerca de 20 minutos de treino, a chuva passou a cair bem menos, começou a ver-se o sol mas os pneus intermédios continuaram a ser necessários.
Nessa altura, Carlos Sainz foi para a frente com 1m42,967s, 0,8s abaixo do que tinha feito Charles Leclerc, pouco antes. Valtteri Bottas melhorou o seu registo e subiu para segundo com um 1m43.437s.
Cerca do meio da sessão, deixou de haver monolugares em pista, já que voltou a chover mais forte.
Já perto do final da sessão a pista melhorou imenso o que permitiu aos pilotos levaram os seus carros para a pista com pneus para pista seca e naturalmente os tempos caíram imenso.
Valtteri Bottas (Alfa Romeo C42/Ferrari) foi para a frente da sessão a quatro minutos do final.
A cerca de um minuto do fim, Lance Stroll saiu de pista em Copse, primeiro surgiram as bandeiras amarelas, logo de seguida a bandeira vermelha que finalizou a sessão.
Como se calcula, muitos pilotos não conseguiram sequer tirar partido dos pneus macios que colocaram no final da sessão, pelo que os tempos não refletem o que se espera para o resto do fim de semana.
Assim sendo, Valtteri Bottas (Alfa Romeo C42/Ferrari) foi o mais rápido, cerca de meio segundo na frente de Lewis Hamilton (Mercedes F1 W13/Mercedes), que por sua vez teve Carlos Sainz (Ferrari F1-75) dois décimos atrás de si. Seguiram-se Charles Leclerc (Ferrari F1-75), nove décimos atrás de Sainz e só mais Mick Schumacher (Haas VF-22/Ferrari), Guanyu Zhou (Alfa Romeo C42/Ferrari), Kevin Magnussen (Haas VF-22/Ferrari), Lance Stroll (Aston Martin AMR22/Mercedes), Yuki Tsunoda (AlphaTauri AT03/Red Bull) e Sebastian Vettel (Aston Martin AMR22/Mercedes) registaram cronos. A partir do 11º ninguém sequer registou uma volta cronometrada.
O segundo treino livre é às 16h00.