Fórmula 1: Nelson Piquet pede desculpa a Lewis Hamilton

Por a 29 Junho 2022 13:31

Nelson Piquet pediu desculpa “do fundo do coração” a Lewis Hamilton sobre a recente polémica em torno do uso da palavra “neguinho”, que continua a considerar que não foi usada por motivos racistas e alegou que a mesma foi traduzida incorretamente por alguns órgãos de comunicação social.

“Tudo o que fiz não foi pensado e não quero defender isso”, esclareceu o antigo piloto, mas enfatiza que a palavra utilizada tem outro significado no português coloquial do Brasil. Piquet insistiu que “nunca usaria a palavra de que fui acusado em algumas traduções” e esclareceu que a “discriminação não tem lugar na Fórmula 1 ou na sociedade”.

O comunicado de Nelson Piquet na íntegra:

“Gostaria de esclarecer as histórias que circulam nos media sobre um comentário que fiz numa entrevista no ano passado. O que eu disse foi mal pensado, e não faço nenhuma defesa disso, mas vou esclarecer que o termo usado é aquele que tem sido amplamente e historicamente usado coloquialmente no português brasileiro como sinónimo de ‘cara’ ou ‘pessoa’ e nunca teve a intenção de ofender. Eu nunca usaria a palavra de que fui acusado em algumas traduções. Condeno veementemente qualquer sugestão de que a palavra tenha sido usada por mim com o objetivo de menosprezar um piloto por causa de sua cor de pele. Peço desculpas a todos que foram afetados, incluindo Lewis, que é um piloto incrível, mas a tradução em alguns órgãos de comunicação social e que agora circulam nas redes sociais não está correta. Discriminação não tem lugar na F1 ou na sociedade e estou feliz em esclarecer os meus pensamentos a esse respeito.”

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Cágado1
2 anos atrás

O Piquet pedir desculpa a alguém é um facto histórico, nunca pediu desculpa a nenhum dos muitos pilotos que menosprezou ao longo da carreira.
Se ficarem por aqui, é uma grande vitória psicológica do Hamilton. Se resolverem seguir com sanções ao Piquet, vai ser mau para o Hamilton com o seu apoio no Brasil e para a causa anti-racista no Brasil (o Brasil que eu conheço, sabe perfeitamente que foi um acto muito pouco respeitoso do Piquet, mas não de conotação racista).

últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado