Fórmula 1: Pneus de 2023 da Pirelli deverão reduzir subviragem
A Pirelli está a desenvolver novos pneus dianteiros para a próxima época que deverão reduzir a subviragem dos monolugares, um efeito que alguns pilotos se têm queixado este ano.
Depende muito de cada piloto, mas normalmente os pilotos de Fórmula 1 preferem um carro com a traseira mais “solta”, mais sobrevirador, para ajudar na rotação do monolugar nas curvas, algo que nos monolugares da nova geração não acontece tanto devido ao peso e também ao efeito solo. Assim, a Pirelli revelou que para 2023 está a trabalhar num pneu dianteiro com mais aderência que ajudará a equilibrar melhor os monolugares.
“Já temos em mente algumas melhorias para o próximo ano”, explicou Mario Isola, responsável da fornecedora exclusiva de pneus na Fórmula 1, ao Motorsport.com. “No ano passado, não tivemos a oportunidade de testar os novos pneus com os carros atuais, mas com os ‘mule cars’, que eram ligeiramente diferentes. Temos agora uma ideia melhor sobre o que fazer com os pneus para o próximo ano: melhorar a frente, especialmente porque temos um pneu traseiro muito forte e isso está a gerar um pouco de subviragem em velocidades baixas”.
Este desenvolvimento só poderia ocorrer para 2023, já que, como Isola explicou, os carros utilizados no ano passado mascararam um pouco este efeito por causa do comportamento aerodinâmico diferente em relação aos de 2022. “Os ‘mule cars’ estavam a utilizar o pacote aerodinâmico que era de 2021, pelo que o efeito solo não era tão relevante. O que sabemos dos carros atuais é que estão a gerar muito mais ‘downforce’ a alta velocidade, menos em baixa velocidade. E o equilíbrio é ligeiramente diferente”, concluiu o homem da Pirelli.