WRC, Rali Safari: Kalle Rovanpera na frente, para a Toyota: ‘África Minha’

Por a 25 Junho 2022 15:19

Kalle Rovanpera lidera o Rali Safari num dia que terminou para a Toyota com quatro carros na frente. O melhor não-Yaris, Thierry Neuville, está quase a 11 minutos…

Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) terminam o terceiro dia do Rali Safari com 40.3s de avanço para Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), isto depois de iniciaram o dia com 14.6s de avanço sobre os segundos classificados, na altura, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1), que caíram para o terceiro lugar.

Grande dia para o jovem finlandês, que apesar de só ter vencido uma especial, essa valeu mais que várias outras juntas, já que deixou a concorrência mais próxima na luta pela liderança a 11.2s. E logo num troço super escorregadio, o primeiro do dia afetado pela chuva, e lama.

Com estes números, está na calha mais um triunfo, mas numa prova como ‘este’ Safari, nada está garantido, até porque como se percebe pelas palavras do líder, nada pode ser dado como certo nesta prova: “Andámos basicamente a ‘nadar’ na água, não conseguíamos manter o carro em linha reta e eu não conseguia ver nada. Estou feliz por estar aqui”.

Bom segundo dia para Elfyn Evans, que subiu uma posição de terceiro para segundo, mas depois de começar o dia a 22.4s da frente, termina-o a 40.3s, o que significa que que pode estar feliz com a posição, mas não com o objetivo principal, que era chegar o mais possível ao líder da prova, o que não conseguiu, bem antes pelo contrário. Teve problemas semelhantes a todos os outros, mas simplesmente Rovanpera andou mais.

Terceiro lugar para Takamoto Katsuta, na calhar para novo pódio no Safari, mas depois de um dia em que perdeu o segundo lugar e deixou os homens da frente fugir um bom bocado. Seja como for, estando com 1m22.7s de avanço para os quartos classificados, Sébastien Ogier/Benjamin Veillas (Toyota GR Yaris Rally1), só se cometer algum erro ou tiver algum azar, perde o lugar no pódio.

O problema de Ogier foi o dia de ontem. Hoje, o francês limitou-se a levar o carro até ao fim do dia sem ‘stresses’, o que conseguiu, mas teria de arriscar muito para chegar ao pódio e à sua frente estão três Toyota.

Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) terminaram o dia de ontem a cerca de um minuto da frente, mas um conjunto de azares atiraram-nos para muito longe, embora consigam ser quintos, a 10m59.3s da frente…

Recuperaram de manhã, chegaram a estar a 47.3s da frente, mas de tarde, a fiabilidade voltou a trair a Hyundai: uma problema com a suspensão do i20 N Rally1 levou-os ao abandono, mas mesmo assim com 10m de penalização ainda chegou para terminar o dia em quinto.

Todos os restantes tiveram maiores ou menores problemas.

Filme do dia

Na PE8, Kalle Rovanpera logo alargou a liderança. Elfyn Evans ganhou um lugar na classificação geral a Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) que foram apenas 7º no primeiro troço do dia. Com este resultado, Kalle Rovanperä aumentou a sua liderança na classificação geral de 14.6s para 16.1s agora face a Elfyn Evans.

Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1) regressaram esta manhã e tiveram um furo antes de quebrar uma suspensão, na mesma roda.

Craig Breen/Paul Nagle (Ford Puma Rally1) perderam mais de um minuto por causa da poeira do seu colega de equipa. Gus Greensmith/Jonas Andersson (Ford Puma Rally1) capotaram, perdendo mais 23m20.8s.

O melhor Ford na geral era Craig Breen quase a 12 minutos da frente.

Na PE9, mais um abandono na Ford. Primeira vitória em especiais neste rali para Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1).Gus Greensmith/Jonas Andersson abandonaram após o troço com um problema de arrefecimento no motor.

Rovanpera passou a ter 15.0s de avanço para Elfyn Evans, com Takamoto Katsuta a 25.1s. Ott Tanak era quarto a 30.0s, com Thierry Neuville a 49.5s.

Na PE10, mais do mesmo: Kalle Rovanperä aumentou para 19.4s a vantagem para Elfyn Evans. Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) começaram o dia em quinto a 57.5s da frente e subiram para quartos a 47.3s, mas Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) desistiram com problemas mecânicos.

Na PE11 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) chegou ao fim do troço sem várias peças do seu carro, mas o pior estava para vir…

Craig Breen/Paul Nagle (Ford Puma Rally1) voltaram a furar e a perder mais tempo 1m46.6s,

Na PE12, o primeiro com chuva e consequentemente lama, do rali, Kalle Rovanpera ‘deu’ 11.2s ao concorrente mais próximo e 11.3s ao segundo classificado da prova.

De repente, a sua margem na frente do rali passou de 15.8s para 27.1s.

Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) foram segundos, mas na ligação foram vistos a reparar algo na suspensão do carro, o que não era bom sinal e confirmou-se: abandonaram.

Amanhã mais seis troços, mas metade da quilometragem dos dois primeiros dias, o que significa que dificilmente deixará de ganhar um Toyota e também dificilmente não haverá três Toyota no pódio. O primeiro não-Toyota está a 10m59.s3, mas sendo este o Rali Safari, nunca se sabe…

Tempos Online – CLIQUE AQUI

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado