WEC, 6H Spa: Chuva e muitas paragens baralham classificação a meio da corrida

Por a 7 Maio 2022 15:00

Durante a primeira das 6 Horas da corrida do campeonato do mundo de resistência (WEC) da FIA em Spa-Francorchamps correu tudo bem, até que no arranque para a segunda hora um incidente obrigou a interrupção da prova e transformou completamente a corrida. O Oreca #44 da ARC Bratislava, pilotado por Miroslav Konopka teve uma violenta saída de pista, depois de perder o controlo do carro. O carro ficou muito danificado e no meio da pista, o que obrigou a direção de prova a mostrar bandeiras vermelhas, numa altura em que a chuva começava a cair e a corrida foi declarada molhada. 

Até aquele momento, o carro #8 (S. Buemi / B. Hartley / R. Hirakawa) liderava a prova, depois roubar a o primeiro lugar no meio da primeira hora ao Glickenhaus #708 (O. Pla / R. Dumas / L. Derani). O ritmo dos Toyota foi demasiado forte para a máquina americana aguentar e os nipónicos lideravam a corrida com o #7 (M. Conway / K. Kobayashi / J. Lopez) na segunda posição e o Alpine #36 (A. Negrão / N. Lapierre / M. Vaxiviere) a fechar as contas dos Hypercars. 

Nos LMP2, António Félix da Costa fez um primeiro turno de condução fantástico e no arranque da prova, passou de 5º da classe para 1º, passando a dispor de uma vantagem muito confortável até à suspensão da prova, quando foi rendido por Roberto González. A interrupção da corrida veio na pior altura, momentos depois de Robert Gonzalez ter assumido o #38 da JOTA, que passou para o 11º. O #22 de Filipe Albuquerque era terceiro da sua classe com um stint positivo de Will Owen que se matinha ao volante do #22 na altura da paragem. Na frente da corrida estava o #9 da Prema (R. Kubica / L. Deletraz / L. Colombo).

Nos GTE-Am as coisa também corriam bem para as cores nacionais até ao fim da primeira hora, com Ben Keating no Aston Martin #33 (B. Keating / H. Chaves / M. Sørensen), colega de Henrique Chaves, na frente das operações na sua classe, em luta acesa com Paul Dalla Lana no Aston Martin #98 (P. Dalla Lana / D. Pittard / N. Thiim). No entanto, após a paragem e o recomeço da prova, a liderança era do Ferrari #21 (S. Mann / C. Ulrich / T. Vilander) da AF Corse.

O recomeço da corrida após o acidente do carro da ARC Bratislava, a sorte foi madrasta para o Toyota #8 que estava na frente do pelotão. Quando devia arrancar para seguir atrás do Safety Car, teve um problema com o protótipo e teve de reiniciar o carro. O piloto conseguiu finalmente sair da posição estacionária, mas o mesmo problema voltou a repetir-se por duas vezes, até que a equipa o mandou sair do carro, e desistir da prova, por precaução, com receio de uma descarga elétrica. Tiveram de vir à pista elementos da Toyota para colocar o carro em segurança e ser possível a sua recuperação para a box. Entretanto a corrida estava sob período de Safety Car. 

Com esta situação, passou o Toyota #7 para a frente do pelotão com Mike Conway ao volante, enquanto o Glickenhaus e o Alpine saíram momentaneamente de pista, deixando  o Oreca LMP2 #9 da Prema com Lorenzo Colombo ao volante e o #31 da WRT, com Sean Gelael aos comandos, na segunda e terceira posições, respetivamente. 

As condições meteorológicas adversas obrigaram a direção de prova a suspender novamente a corrida pouco depois. 

Até à passagem pelas 3 horas de prova, Conway no Toyota #7 liderava o pelotão, já com os LMP2  #31 da WRT e o #23 da United Autosports (A. Lynn / O. Jarvis / J. Pierson) nas posições seguintes. 

Filipe Albuquerque estava ao volante do #22, ocupando o sexto lugar da geral, terceiro entre a classe LMP2, enquanto António Félix da Costa, novamente nos comandos do JOTA #38, era 12º da classe. O carro de Rui Andrade, piloto angolano com licença portuguesa, ocupa a quinta posição nesta classe e o #45 da Algarve Pro Racing segue atrás de Félix da Costa. 

O Ferrari #52 (M. Molina / A. Fuoco) ocupava a liderança da corrida do GTE-Pro à passagem das 3  horas, enquanto nos Am, era o Porsche #46 da Team Project 1 (M. Cairoli / M. Pedersen / N. Leutwiler). Henrique Chaves, com a corrida caótica e com muitas paragens do seu Aston Martin Vantagem AMR #33, ocupa a sétima posição.

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