Rampa da Falperra A subida mais desejada do ano

Por a 2 Maio 2022 18:45

É já esta semana que a Rampa da Falperra volta a receber os melhores pilotos nacionais e europeus do Hillclimb. Com uma boa lista de inscritos e com os fãs desejosos de ação, esperam-se dois dias de grande emoção e muita velocidade.

A 41ª edição da Altice Rampa Internacional da Falperra, segunda prova do Campeonato da Europa de Montanha e quarta do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, evento organizado pelo Clube Automóvel do Minho (CAM) deverá juntar cerca de 150 mil espectadores na grande festa do desporto automóvel bracarense.

A mítica subida bracarense é um dos eventos do ano para os amantes das velocidade. A subida feita a velocidades vertiginosas é um dos mais aliciantes desafios para os pilotos e um dos pontos altos para os acérrimos fãs das rampas que fazem questão de estar presentes. Falperra é sinónimo de velocidade, paixão e história. Uma história com muito para contar e que remonta ao ano de 1927, quando foi organizada a primeira Rampa de Braga. O nome Falperra começaria a ser escrito no começo dos anos 50 e desde então a história tem-se escrito com algumas interrupções, mas sempre com a mesma vontade de desafiar os limites. É a 41ª vez que a Falperra recebe os corajosos das rampas, onde qualquer erro se paga nos rails, onde não há margem para falhas e onde apenas os mais bravos se conseguem impor. As rampas são sempre uma viagem ao que de mais puro a competição automóvel tem para oferecer. A diversidade das máquinas, as exigências do desafio, a proximidade do público é sempre uma espécie de regresso ao passado. Nomes como Mauro Nesti, Andrés Vilarinho, Rudiger Faustman, Franz Tschager, Fausto Bormolini, Simone Fagiolli, Christian Merli vieram de fora para mostrar toda a sua qualidade e destacarem-se na subida bracarense. Mas outros nomes foram aclamados pelo público como Mário Silva, António Barros, Joaquim Moutinho, António Rodrigues e Pedro Salvador são apenas alguns dos grandes talentos nacionais que fizeram vibrar o público. O público é provavelmente a maior estrela da festa. Milhares de pessoas que, encosta acima, esperam para ver os carros, sempre com o entusiasmo típico dos apaixonados portugueses pela velocidade.

Se do lado de fora da pista teremos o habitual mar de gente que não falta à chamada, dentro de pista teremos 138 inscritos. Uma lista bem composta com nomes conhecidos dos aficionados das rampas. Christian Merli, Fausto Bormolini, Sebastien Petit (que no ano passado fez uma boa prestação no Masters), Petr Trnka, Javier Villa Garcia são apenas alguns dos nomes de destaque que chegam a Portugal para enfrentarem o técnico traçado de 5.2km. O italiano Merli, campeão europeu em título, e também vencedor da jornada de abertura deste Europeu, na região francesa de Cévennes, com mais de 7 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, que foi o local Billy Ritchen (Nova NP 01) é o destaque do europeu de montanha. Aliás, Merli será o grande candidato à vitória absoluta nesta edição da Falperra, tanto mais que o seu rival dos últimos anos nas rampas europeias, Simone Faggioli, decidiu esta temporada concentrar as suas atenções no campeonato italiano. Recorde-se que em outubro passado Merli sagrou-se vencedor, neste mesmo traçado da Falperra, então com o perímetro encurtado, o Masters FIA de Montanha.

A lista de inscritos nacionais para o Europeu é também de grande qualidade, com os melhores pilotos nacionais a enfrentarem a concorrência vinda de fora. Miguel Mattos (Griiip G1-17), Hélder Silva (Osella PA 2000), José Correia (Osella PA 2000), Patrick Cunha (Audi R8 5.2), Vitor Pascoal, Pedro Marques (ambos em Porsche 991 GT3 Cup), Manuel Sousa (Seat Leon TCR), Joaquim Teixeira (Cupra TCR), Paulo Silva (Audi RS3 LMS TCR), Gabriela Correia (Mercedes AMG GT4) e Parcídio Summavielle (Renault Clio) são os representantes lusos para o CEM. Claro que a lista fica completa com os concorrentes do Campeonato de Portugal de Montanha, Campeonato de Portugal Clásssicos de Montanha e Campeonato de Portugal Legendes de Montanha.

Durante os dois dias, os pilotos poderão subir um total de seis vezes a Rampa da Falperra, com o sábado a ser composto por três subidas de treino e o domingo será o grande dia, com as três subidas oficiais. A classificação final é estabelecida com o somatório dos tempos das duas melhores subidas de prova.

Na sequência do êxito alcançado em 2021, quando a Falperra recebeu o Masters de Montanha da FIA, os responsáveis do clube bracarense apostam na melhoria de uma série de detalhes. Haverá 11 zonas de peão com WC no perímetro, algumas das quais com acesso pago (3€/dia ou 5€ passe geral 2 dias) e ainda duas de bancada. Na Curva do Barroco ficará localizada a Bancada 1, com a lotação de 400 lugares (2 dias-25€ e diário-15€), sendo a Bancada 2 na Curva do Papa, podendo receber 470 pessoas (2 dias-30€ e diário-20€). Uma parte da receita dos bilhetes, que podem ser adquiridos na ticketline ou no Posto de Turismo de Braga, revertem a favor da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima).

As Verificações Técnicas, à semelhança do sucedido no Masters, vão decorrer no Sameiro, tal como a Cerimónia de Entrega de Prémios, que será na Cripta.

Vão ser distribuídos mais ecrãs gigantes ao longo do traçado da rampa para que os espectadores presentes possam seguir o live streaming de cada uma das subidas, tanto de treinos como de prova, sendo utilizadas 7 câmaras e 1 drone pela empresa produtora.

HORÁRIO DA ALTICE 41ª RAMPA INTERNACIONAL DA FALPERRA

Sexta (6 de maio)

10H até 19H30 – Verificações administrativas (Hotel João Paulo II)

10H30M até 18H – Verificações técnicas (Avenida Nossa Senhora do Sameiro)

21H – Publicação Oficial da ordem de participantes

Sábado (7 maio)

09h00 – Treino Oficial 1

13h00 – Treino Oficial 2

16h15 – Treino Oficial 3

Domingo (8 maio)

08h00 – Subida da Prova 1

10h35 – Subida de Prova 2

14h15 – Subida de Prova 3

Classificação CPM Absoluto
José Correia 76 pts
Hélder Silva 74 pts
Nuno Guimarães 57 pts
Vitor Pascoal 48 pts
Luis Nunes 36 pts
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado