Fórmula 1, GP Arábia Saudita: Sergio Perez surpreende e conquista pole position

Por a 26 Março 2022 19:09

Sergio Perez (Red Bull RB18) bateu os dois Ferrari e o seu companheiro de equipa, Max Verstappen, e obteve a pole position para o GP da Arábia Saudita, com o tempo de 1:28.200s, a sua primeira da carreira e a primeira de um piloto mexicano na Fórmula 1.

Charles Leclerc (Ferrari F1-75) ficou a 0.025s do tempo de Perez e Carlos Sainz (Ferrari F1-75) foi terceiro, a 0.202s do pole sitter.

As surpresas na qualificação foram muitas, desde a pole position de Perez, o quarto lugar da grelha de Max Verstappen e também, a eliminação de Lewis Hamilton na Q1.

Esteban Ocon foi quinto, George Russell sexto à frente de Fernando Alonso e Valtteri Bottas. Pierre Gasly e Kevin Magnussen fecharam os primeiros lugares da grelha de partida da corrida de amanhã.

A sessão de qualificação foi interrompida duas vezes com bandeiras vermelhas, uma delas em resultado do acidente grave sofrido por Mick Schumacher, que segundo as últimas informações, foi transportado para o hospital apenas para exames complementares, estando à partida, fisicamente bem.

Q1: Mercedes em choque

George Russell (Mercedes F1 W13/Mercedes) e Lewis Hamilton (Mercedes F1 W13/Mercedes) foram os únicos pilotos a saírem para a pista com pneus médios, com pneus macios a serem montados em todos os outros carros. O piloto britânico teve sérias dificuldades em manter o controlo do W13.

Kevin Magnussen (Haas VF-22/Ferrari) foi o primeiro piloto a estabelecer uma volta rápida na Q1, com o tempo 1.30.425s.

Enquanto os dois pilotos da Ferrari estavam nas suas primeiras voltas rápidas, Max Verstappen utilizava novamente a estratégia de fazer duas voltas de aquecimento antes de lançar a volta rápida. Antes que o neerlandês conseguisse registar algum tempo, Nicholas Latifi (Williams FW44/Mercedes) perdeu o controlo da traseira do Williams FW44 e bateu nas barreiras de proteção do circuito de Jidá, obrigando à interrupção da sessão com cerca de 11 minutos para o final da Q1. 

Quando a sessão recomeçou, os dois carros da Mercedes voltaram à pista com pneus macios, mas Russell tinha o melhor registo no setor 1 com os médios antes da bandeira vermelha. 

Yuki Tsunoda (AlphaTauri AT03/Red Bull) foi chamado à box devido a um problema no AlphaTauri AT03. Recordamos que o carro do piloto japonês sofreu troca de vários elementos da unidade motriz antes da sessão de treinos livres 3. A equipa explicou ao piloto que era uma questão com o combustível. 

Com os pilotos a melhorarem as suas marcas, Max Verstappen saltava para o topo da tabela de tempos, seguido de Sergio Perez (Red Bull RB18) e Valtteri Bottas (Alfa Romeo C42/Ferrari), mas a Ferrari demonstrou bom andamento e Charles Leclerc (Ferrari F1-75) subiu para segundo atrás do líder naquela altura, Carlos Sainz (Ferrari F1-75), com o registo 1:28.855s. 

Na Mercedes, Russell fez melhor que Hamilton na primeira tentativa, subindo ao quarto lugar enquanto o seu companheiro de equipa tinha apenas o 13º tempo da Q1. 

Lando Norris (McLaren MCL36/Mercedes) conseguiu uma boa volta e subiu ao sexto lugar, baixando pouco depois para o oitavo lugar da tabela de tempos. Quem não conseguiu melhorar foi Hamilton que a menos de dois minutos e meio do final da sessão, estava em 16º, num lugar de eliminação. 

Hamilton melhorou o seu tempo e subiu para 15º, mas em posição de risco. Instantes depois, Lance Stroll (Aston Martin AMR22/Mercedes) fez um tempo mais rápido que o britânico e com isso, o sete vezes campeão do mundo de Fórmula 1, foi eliminado na Q1, enquanto o seu companheiro de equipa era o quarto mais rápido da sessão. 

Ficaram de fora na Q1, Lewis Hamilton, Alexander Albon (Williams FW44/Mercedes), Nico Hulkenberg (Aston Martin AMR22/Mercedes), Nicholas Latifi (incidente) e Yuki Tsunoda (problemas no carro). 

A última vez que Lewis Hamilton foi eliminado na Q1, não devido a penalizações ou acidentes, foi o GP da Grã-Bretanha de 2009. Há quase 13 anos.

Q2: Acidente grave de Mick Schumacher

Na Q2, Mick Schumacher foi o primeiro piloto a estabelecer um tempo rápido, melhor que o seu colega Kevin Magnussen, mas foi prontamente batido por Lando Norris, George Russell (com pneus médios usados), Sergio Perez e Charles Leclerc. O monegasco fez o tempo de 1:28.883s. 

Carlos Sainz saltou para o terceiro lugar da tabela de tempos e na primeira tentativa de Max Verstappen, conseguiu apenas o terceiro tempo mais rápido, a 0.062s de Leclerc. 

Valtteri Bottas conseguiu estabelecer o sexto melhor tempo, mas mais lento que Fernando Alonso, enquanto Guanyu Zhou ficou a quase meio segundo do companheiro de equipa e no 11º lugar. 

A cinco minutos do final da sessão, Mick Schumacher bateu forte no muro de proteção do traçado e obrigou a nova bandeira vermelha e interrupção da sessão. 

Nesta altura da sessão, Esteban Ocon (Alpine A522/Renault), Lance Stroll, Kevin Magnussen, Daniel Ricciardo (McLaren MCL36/Mercedes) e Guanyu Zhou (Alfa Romeo C42/Ferrari) estavam em zona de eliminação. 

A paragem foi demorada, porque depois de retirado Mick Schumacher do monolugar, foi necessária a troca de parte do muro de proteção de Jidá. 

Após a sessão recomeçar, Lando Norris (8º) e George Russell (7º) não melhoraram os seus tempos por volta, mas Carlos Sainz conseguiu o melhor tempo da Q2, com 1:28.686s, menos 0.094s que Leclerc.

Ficavam eliminados os dois McLaren, com Norris na frente de Ricciardo, seguidos de Zhou, Schumacher e Lance Stroll. A McLaren ficou de fora na Q2, mas notam-se algumas melhorias.

George Russell passou para a Q3 à justa, passando em 10º por 0.033s, na frente de Norris.

Q3: O primeiro mexicano na pole position

Charles Leclerc, Max Verstappen e Carlos Sainz foram os primeiros pilotos a saírem para a pista. O neerlandês ultrapassou Leclerc na volta de aquecimento para ter pista limpa, mas voltou a completar duas voltas antes de lançar a volta rápida. 

Leclerc e Sainz mediam força nos setor 1, no setor 2, com os melhores registos a dividir entre os dois pilotos da Ferrari, mas foi Carlos Sainz a colocar-se no topo da tabela de tempos, estabelecendo o tempo de 1:28.402, deixando Leclerc a 0.044s. 

Sergio Perez saltou para o terceiro lugar a 0.152s, enquanto Max Verstappen ficou a quase meio segundo no primeiro setor e a volta estava arruinada, ficando no sexto lugar da tabela de tempos, atrás de Sainz, Leclerc, Perez, Esteban Ocon e Fernando Alonso. 

George Russell que não tinha saído na mesma altura dos adversários, apenas completou uma volta rápida, subindo ao quinto posto, a 0.702s do tempo de Sainz e separando na altura os dois pilotos da Alpine. 

Valtteri Bottas não fez melhor que Russell, ficando a 0.095s do tempo do seu substituto na Mercedes, mas na frente de Alonso. 

Na última tentativa de volta rápida, Leclerc bateu o registo no setor 1, enquanto o seu companheiro de equipa não melhorou o seu tempo. O monegasco voltou a melhorar no setor 2 e assinou a melhor marca na altura, mas Sergio Perez veio com tudo e surpreendeu os homens da Ferrari, passando para a liderança da tabela de tempos e conquistou pole position para a corrida do GP da Arábia Saudita, com o tempo de 1:28.200s. Max Verstappen melhorou o seu registo, mas ficou com o quarto melhor tempo, atrás de Perez, Leclerc e Sainz. 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
40 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
V8_scars
V8_scars
2 anos atrás

De surpresa em surpresa lá chegámos ao final com Perez na pole. Neste momento temos o quarteto fantástico na frente a milhas da concorrência que não é… A Mercedes. Entre os Ferrari e Red Bull as diferenças são mínimas o que dá para que qualquer dos pilotos possa ficar tanto com a pole como a vitória. Amanhã o arranque poderá ser de grande importância para a estratégia a usar, assim como a sobrevivência até o final. Alpine a subir a produção e apenas um motor Mercedes nos 10 primeiros e se não fosse pelo acidente de Mick talvez nem Russel… Ler mais »

831ABO
831ABO
2 anos atrás

Fantástica volta do Checo! A última do Leclerc estava a ser daquelas de antologia, mas depois aconteceu qualquer coisa no último sector e a pole foi para a Red Bull. Seja como for, este campeonato promete. Quanto ao Hamilton, teve uma qualificação infeliz. Só isso. Não há mais conclusões a retirar. O George Russell esteve muito bem, evidentemente, mas em condições normais ainda não chega para o Hamilton. Escusam de deitar foguetes antes da festa. Muito bem os pilotos da Alpine, o Bottas, o Gasly e o Magnussen, todos a passar à Q3. No caso da Alfa Romeo e da… Ler mais »

Cágado1
Reply to  831ABO
2 anos atrás

Não foste insultado, insultaste vários foristas. Não vires o bico ao prego.

917/30
Reply to  Cágado1
2 anos atrás

É a postura dele…ofende tudo e todos e depois faz-se de vítima, o habitual…

garantia4
garantia4
2 anos atrás

E pela 2ª semana seguida a régie internacional “esqueceu-se” de mostrar o carro e piloto (este conta muito) que iam para a pole ! Foi também divertido ver o Button aos papéis sem perceber qual fora o RB da pole, a indisfarçável azia de um dos lados do estúdio da sportv portuguesa, mas muito mais ainda foi ver o ambiente de funeral da sky italiana assim que o HAM se “estatelou”. Almas em estado puro !
Ah, mas os pontos são só amanhã.

Carlitos 01
2 anos atrás

Não vi por aqui nenhum comentário aos mais “mal comportados”, que na minha opinião foram os pneus Pirelli. Pareceu-me terem um comportamento demasiado aleatório. Em carros iguais experimentaram-se comportamentos razoavelmente diferentes. Foi o caso notório de Perez/Verstappen, de Russel/Hamilton e, em menor grau, de Leclerc/Sainz. A boa (ou má) forma das diferentes marcas mantém o Status Quo percebido no Bahrein e grandes diferenças de andamento entre os diferentes carros, são atenuadas pela qualidade de pilotagem. Isso é bem patente nos dois Mercedes. Finalmente vejo os Mercedes a “andar de lado”. De resto confirma-se que o motor Ferrari compensou e ultrapassou… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by carlos-asus-cruzgmail-com
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Já é o segundo fim-de-semana seguido que quando chega à hora H, Max falha. Hoje até por Checo foi batido, que é o wingman, não é suposto ele bater o chefe-de-fila. Esteve excelente, grande Checo, mas amanhã toca sair da frente, não logo no início, primeiro tem de bloquear os Ferraris para ajudar Max. Depois tem de sair imediatamente da frente. lol

E que volta do Ocon. Gigante.

917/30
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Tanta conversa e nem uma palavrinha sobre o “melhor piloto de todos os tempos”???? Ahahahah

garantia4
garantia4
Reply to  917/30
2 anos atrás

Tal como o Gui. Porque será?

917/30
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Se fosse só (mais) esse nick…

*RPMS*™
Reply to  917/30
2 anos atrás

É porque o “melhor de todos os tempos” conseguiu o seu objectivo, que era o 16º lugar!
Verstappen falhou com o 4º lugar. O “melhor de todos os tempos” não falhou, atingiu o seu objectivo… “hahahaha”

Cumprimentos

917/30
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

looooool

alvesba22020_gmail_com
alvesba22020_gmail_com
2 anos atrás

Afondo? Af.. Afoooondo???
Malta, alguém viu o Frenando? Estou preocupado. Ainda não vi nenhum comentário dele à qualificação. 😢
Já me lembrei de ligar para os hospitais e centros de saúde, não vá no caminho para casa para escrever o comentário, ter tido um acidente com um monolugar inferior.
Se há como for se alguém o encontrar avise pff. Foi visto pela última vez com um fio dental com as iniciais HM bordadas. Tem também uma tattoo do Hamilton na nádega esquerda (Se virem alguém com uma na nádega direita é fake)
Bora Malta. Todos juntos conseguimos encontrá-lo! #vaificartudobem #ham&afondobff

*RPMS*™
Reply to  alvesba22020_gmail_com
2 anos atrás

Eu também ainda não consegui ler nenhum comentário dele a esta qualificação…
E se houver por aí algum forista com um nick parecido ao dele, que tenha conseguido ver que o Verstappen falhou ao ficar com o 4º lugar, mas que nem tenha dito nada em relação ao 16º lugar do Hamilton, é porque não era o afondo…será certamente um hater qualquer que tomou o seu lugar! “hahahaha”

Cumprimentos

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado